EMS Taubaté Funvic enfrenta o Volei Renata nesta terça-feira

Primeiro dos dois jogos da decisão do estadual será disputado no ginásio do Taquaral, em Campinas. EMS Taubaté Funvic chega à finalíssima invicto e buscará heptacampeonato consecutivo


Chegou a hora. Nesta terça-feira (13), começa a disputa da final do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2020. O EMS Taubaté Funvic, atual hexacampeão paulista, visita o Vôlei Renata, em Campinas, às 21h30 no ginásio do Taquaral.

A partida é a primeira das duas que definirão o Campeão Paulista de 2020. O jogo terá transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV 2.

A segunda e decisiva partida final será disputada no dia 16, sexta-feira, no ginásio do Abaeté, em Taubaté.

O confronto entre os clubes reedita a final do Campeonato Paulista do ano passado. Em 2019, o EMS Taubaté Funvic conquistou seu hexacampeonato paulista ao derrotar o Vôlei Renata, em Campinas, e levar o título no Golden Set.

O EMS Taubaté Funvic chega para a sua sétima final consecutiva de Campeonato Paulista trazendo a melhor campanha da fase de classificação e duas vitórias nas semifinais. No total, foram seis jogos disputados, seis vitórias, todas por 3 sets a 0.

Na primeira fase, o Taubaté bateu na sequência Vedacit Guarulhos, Vôlei UM Itapetininga, SESI e Vôlei Renata. Nas semifinais, fez um duplo 3 a 0 no Vedacit Guarulhos.

História: Caso consiga chegar ao seu sétimo título de Campeonato Paulista, o EMS Taubaté Funvic escreverá mais um capítulo importante na história da competição. Hoje, o time taubateano é o 4º maior vencedor do estadual, com 6 títulos, o mesmo número de troféus do tradicional EC Banespa. Se faturar o título de 2020, o Taubaté passa a ser o terceiro maior campeão, empatando com o segundo maior vencedor do estadual, o ADC Pirelli, de Santo André, que tem 7 títulos. O clube com mais títulos Paulistas é o EC União Suzano, com 10 conquistas.

Para o técnico Javier Weber, a equipe chega à final do Campeonato Paulista 2020 em um bom momento, apesar da pré-temporada curta. "Acho que o time se apresentou muito bem nesses seis jogos que fez até agora, com regularidade e desempenhando um voleibol bem parecido em todos os jogos. Isso é bom. A equipe entra sempre com atitude de controlar o jogo. Venho repetindo que não me interessa nesse momento tanto o placar, mas sim a postura da equipe, que tem sido muito boa.", avaliou o treinador.

Para os dois jogos que terá pela frente valendo o título do Campeonato Paulista, Weber destaca que a intensidade do jogo do EMS Taubaté Funvic é fator determinante para continuar com a sequência de vitórias. "Gosto sempre de cobrar intensidade do meu time. E eles tem respondido bem a isso. Se o time joga com intensidade o tempo todo, consegue pressionar o adversário o tempo todo. Sem dúvidas isso será de enorme importância nos jogos das finais.", disse.

O adversário: O Vôlei Renata Campinas chega à final após passar pelo Vôlei UM Itapetininga nas semifinais com duas vitórias por 3 sets a 0. Na primeira fase, a equipe campineira foi a 2ª colocada, com uma campanha de 3 vitórias e uma derrota. O único resultado negativo foi justamente contra o EMS Taubaté Funvic.   

O retrospecto do confronto EMS Taubaté Funvic x Vôlei Renata, levando em conta somente a temporada 2019/2020, é equilibrado, mas com vantagem de três vitórias para o Taubaté e duas para o Vôlei Renata. Na primeira fase do Campeonato Paulista do ano passado, vitória do Vôlei Renata por 3 a 0. Os times se reencontraram na final, com uma vitória para cada equipe. O EMS Taubaté Funvic sagrou-se hexacampeão paulista com vitória no Golden Set após o segundo jogo. Na Superliga, foram duas vitórias taubateanas. Este ano, as duas equipes e enfrentaram uma vez na fase de classificação do Paulista, com vitória do Taubaté por 3 sets a 0.

Regulamento: Os playoffs (semifinais e finais) serão disputados em sistema de dois jogos, com disputa do "Golden set" em caso de uma vitória para cada time.

Tabela da fase de classificação:
1ª rodada
11/09 - Vôlei Renata Campinas 3x0 Vedacit Guarulhos
11/09 - SESI-SP 1x3 Vôlei UM Itapetininga
2ª rodada
18/09 - 18h00: Vôlei Renata Campinas 3x1 Vôlei UM Itapetininga
18/09 - 19h30: EMS Taubaté Funvic 3x0 Vedacit Guarulhos
3ª rodada
23/09 - 18h00: EMS Taubaté Funvic 3x0 Vôlei UM Itapetininga
23/09 - 20h00: Vôlei Renata Campinas 3x1 SESI-SP
4ª rodada
25/09 - 19h00: Vedacit Guarulhos 3x1 Vôlei UM Itapetininga
27/09 - 21h30: SESI 0x3 EMS Taubaté Funvic
5ª rodada
02/10 - 19h00: Vedacit Guarulhos 3x2 SESI-SP
02/10 - 21h30: EMS Taubaté Funvic 3x0 Vôlei Renata Campinas

Finais
Jogo 1 - 13/10 (terça-feira), 21h30: Vôlei Renata x EMS Taubaté Funvic
Ginásio do Taquaral, em Campinas

Jogo 2 - 16/10 (sexta-feira), 21h30: EMS Taubaté Funvic x Vôlei Renata
Ginásio do Abaeté, em Taubaté