EMS Taubaté Funvic vira sobre o Fiat/Minas e vence mais uma na Superliga Cimed Masculina de Vôlei

Em jogo muito disputado, taubateanos buscam reação, vencem por 3 a 2 e emplacam 7ª vitória consecutiva


Jogando na noite desta quinta-feira, 07/02, pela abertura da 16ª rodada da Superliga Cimed Masculina de Vôlei 2018/19, a EMS Taubaté Funvic venceu o Fiat/Minas (MG) por 3 sets a 2 (parciais de 26x24, 22x25, 21x25, 25x20 e 15x13) em partida disputada no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP).

Esta foi a 7ª vitória consecutiva do time taubateano na Superliga Cimed, e com mais este resultado positivo, a equipe soma mais dois pontos e chega aos 38 pontos ganhos, subindo provisoriamente para a vice-liderança da competição. O restante da rodada acontece nesta sexta-feira e sábado.

*O jogo: O técnico Daniel Castellani colocou em quadra a equipe inicial com Uriarte, Vissotto, Lucarelli, Facundo Conte, Lucão, Athos e Thales como líbero.

O primeiro set começou com a EMS Taubaté Funvic impondo um ritmo forte de jogo, forçando o saque e abrindo 4 a 0. O começo arrasador do Taubaté fez com que o técnico do Fiat/Minas logo pedisse tempo para parar a boa sequência do serviço do time da casa. O Taubaté seguiu sacando bem e tendo boa variação de jogadas ofensivas. O Fiat/Minas conseguiu entrar no jogo, equilibrando as ações principalmente com o bom saque e o jogo forte com os centrais. O Taubaté conseguiu se manter à frente do placar e ditando o ritmo do jogo. O final do set foi bastante equilibrado e chegou a estar empatado em 24 a 24. Errando menos e com boa atuação do ponteiro argentino Facundo Conte, os taubateanos venceram o primeiro set por 26 a 24, em 35 minutos jogados.

O segundo set começou com o Fiat/Minas melhor, sacando bem e aproveitando as bolas de contra-ataque. Errando mais, o Taubaté encontrou muita dificuldade em equilibrar as ações. O técnico Daniel Castellani mexeu na equipe e promoveu a entrada do ponteiro Douglas Souza, que teve bom aproveitamento. Mas não foi suficiente e o Fiat/Minas administrou a vantagem para fechar o set em 25 a 22, em 27 minutos empatando a partida.

O terceiro set começou bem equilibrado, com as duas equipes forçando o saque e tendo bom aproveitamento nas bolas de ataque. O Fiat/Minas cresceu com o bloqueio e a defesa, aproveitando também as bolas de contra-ataque. Com vantagem no placar, o time mineiro passou a variar bem o saque. O Taubaté apostou no saque forçado para tentar buscar a diferença, e apesar de algumas boas passagens de Abouba e Lucarelli pelo serviço, o Fiat/Minas venceu por 25 a 21, em 27 minutos, virando o jogo.

O quarto set começou novamente bem equilibrado. O Fiat/Minas teve um bom momento e chegou a passar à frente no marcador em 09 a 10. O Taubaté encaixou uma ótima sequência de saques com o central Lucão, e virou para 14 a 10. Com uma formação diferente em quadra, contando com Rapha como levantador, Abouba como oposto e Douglas Souza como ponteiro, o time entrou definitivamente no jogo. O Fiat/Minas tentou variar o saque para complicar a recepção taubateana, mas a equipe da casa esteve melhor, errando menos, e soube explorar as deficiências de recepção dos mineiros. O Taubaté confirmou a vitória por 25 a 20, em 25 minutos, empatando o jogo e forçando o tie-break.

O quinto e decisivo set foi bastante nervoso e equilibrado desde o começo. Com a defesa e o bloqueio funcionando melhor, o Taubaté teve como principal peça nas bolas ofensivas o ponteiro Lucarelli. O Taubaté conseguiu abrir vantagem de 10 a 08, e parecia esboçar uma vitória encaminhada. O Minas endureceu o jogo e empatou em 10 a 10. Com boas sequências de saque tático, e com Douglas Souza e Lucarelli desequilibrando nas bolas mais difíceis, a EMS Taubaté Funvic fechou o tie-break em 15 a 13 e venceu o jogo por 3 a 2, em 2h30 de partida.4

Logo após a vitória, o levantador e capitão Rapha fez uma análise desta importante e difícil vitória diante do Fiat/Minas: "Esse jogo mostrou mais uma vez a força do grupo. Desde o começo nós sabíamos que ia ser uma temporada difícil, com adversários duros a cada rodada. Mas nosso time nesta temporada é realmente muito forte, tem atletas de alto nível que fazem com que esse revezamento funcione, e o time sempre mantenha um jogo bom, mesmo com as trocas. Hoje foi assim, a partida teve momentos muito bons para nós, e momentos em que o Minas esteve melhor. Mas a Superliga é assim, bom que nós conseguimos superar as adversidades e confirmar esses pontos que são importantíssimos.", disse.

O melhor atleta em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei foi o ponteiro Douglas Souza, da EMS Taubaté Funvic.

Os maiores pontuadores da EMS Taubaté Funvic no jogo foram o oposto Leandro Vissotto e o central Lucão, ambos com 10 pontos anotados cada. O maior pontuador do jogo foi Davy Silva, do Fiat/Minas, com 20 pontos.

*Próximos jogos: A EMS Taubaté Funvic dá um tempo na Superliga Cimed e foca suas atenções para a semifinal da Copa Libertadores de Vôlei. O confronto que vale uma vaga na decisão do torneio continental será na próxima terça-feira, 12/02, às 21h00 no ginásio do Abaeté, contra o Bolivar Voley, da Argentina. Se passar pela equipe argentina, o Taubaté joga já no dia seguinte contra o vencedor de SESI-SP e SESC-RJ, que fazem a outra semifinal.

Pela Superliga Cimed Masculina, a EMS Taubaté Funvic volta a jogar dia 16/02, às 18h30, contra o Vôlei UM Itapetininga, novamente no ginásio do Abaeté, em Taubaté.

*SERVIÇO
Superliga Cimed Masculina de Vôlei 2018/2019
1ª Fase/16ª Rodada (returno)
EMS Taubaté Funvic 3x2 Fiat/Minas
Data: 07/02/2019 (quinta-feira)
Horário: 20h00
Local: Ginásio Abaeté (R. Deli Tabchoury, 499 - Parque Sr. do Bonfim, Taubaté-SP)
Transmissão: Pela internet no Globoesporte.com