Flamengo x River Plate destoaram tecnicamente e taticamente dos rivais ao longo das fases da Copa Libertadores 2019 e, merecidamente, chegaram a grande decisão. O embate em jogo único valendo o posto de melhor time da América do Sul, somada a rivalidade entre Brasil e Argentina, são os ingredientes perfeitos para esperar um espetáculo no próximo dia 23 (sábado) a partir das 17h (horário de Brasília), em Santiago, no Chile.
Em declarações recentes sobre à final, o técnico Marcelo Gallardo, do River Plate, reconheceu a qualidade do time brasileiro, mas acredita que a sua experiência e do time argentino em decisões de Libertadores pode pesar a favor. Afinal, o clube argentino participou de mais decisões da competição do que time brasileiro. Na verdade, o próprio Gallardo tem mais participações do que o Flamengo. Sob o comando do River desde 2014, o treinador levou o time nas decisões de 2015 e 2018 e conquistou ambas.
O River Plate, inclusive, é o atual campeão da Libertadores e vai para sua sétima final sonhando com o quinto título. Após perder as duas primeiras decisões para Peñarol e Cruzeiro, em 1966 e 1976, respectivamente, os Millonarios conquistaram a taça em todas as finais que disputou desde então. Já o Flamengo jogou apenas a decisão de 1981 e se sagrou campeão. Com Zico, Adílio, Júnior e Leandro, o Rubro-Negro carioca conseguiu seu único título sul-americano ao superar o Cobreloa-CHI.
Será que o fator experiência será determinante para à final da Libertadores entre River Plate e Flamengo? Confira abaixo o levantamento feito pelo Betsul, o melhor site de apostas esportivas da América do Sul, de todas as finais disputadas pelos finalistas da Copa Libertadores 2019:
2018 - River Plate x Boca Juniors
O maior clássico do futebol argentino foi a decisão da Copa Libertadores de 2018. O que tinha tudo para ser uma das maiores festas foi marcado por cenas lamentáveis e adiamento da partida sendo necessária a mudança para outro país: final foi sediada na Espanha. Após o empate em 2 a 2 na primeira partida, na La Bombonera, a expectativa era enorme para o jogo da volta. Porém, devido a um ataque da torcida Milionária ao ônibus dos jogadores do Boca Juniors, que estava a caminho da partida decisiva no estádio Monumental de Nuñez, os jogadores do Boca sofreram graves lesões e a partida acabou cancelada e transferida, na sequência, para o Santiago Bernabéu.
Em território espanhol, a partida de volta terminou empate em 1 a 1 nos 90 minutos. Porém, o River Plate marcou dois gols na prorrogação e terminou com o título. No placar agregado, 5 a 3 para o River.
2015 - River Plate x Tigres-MEX
Quase 20 anos desde a última conquista, o River Plate voltou à decisão do principal torneio de futebol do continente. O adversário foi o time mexicano do Tigres, que tinha o brasileiro Rafael Sóbis no elenco. Na primeira partida, um empate sem gols no México. Já na volta, o River Plate não deu chances para o adversário e venceu por 3 a 0, em casa. Assim, Gallardo conquistou sua primeira Libertadores como treinador.
1996 - River Plate x América de Cali
Dez anos depois, as duas equipes repetiram a decisão da Libertadores de 1986. Porém, para infelicidade dos colombianos, o resultado foi o mesmo. Após derrotarem o Grêmio nas semifinais, o América de Cali veio forte para mais uma final e venceram a partida de ida, em casa, por 1 a 0. Porém, não foi o suficiente, o River venceu por 2 a 0, no jogo de volta, e saiu campeão novamente.
1986 - River Plate x América de Cali
Após duas frustradas decisões, o River Plate conquistou sua primeira Copa Libertadores na terceira tentativa. Vitória nos dois jogos contra o América de Cali. Na ida, triunfo por 2 a 1 e, na volta, por 1 a 0.
1981 - Flamengo x Cobreloa-CHI
Como mencionamos, o Flamengo foi para sua primeira final de Libertadores com um dos grandes elencos da história do futebol brasileiro. A decisão foi contra o time chileno do Cobreloa e o título foi decidido em três duelos: pois foi necessário um confronto de desempate para consagrar um campeão.
O Rubro-Negro carioca venceu a primeira partida por 2 a 1, no Maracanã, mas perdeu por 1 a 0, no Chile, no estádio que deve ser palco da final de 2019. Não havia regra de gol fora de casa, ou prorrogação e pênaltis, mas sim uma partida de desempate em campo neutro e terminou com vitória flamenguista por 2 a 0. O destaque foi para Zico, que marcou todos os gols do Flamengo nas três partidas.
1976 - River Plate x Cruzeiro
Ainda na busca pelo primeiro título, o time argentino amargou mais um vice de Libertadores. Na decisão contra o Cruzeiro, o clube brasileiro é que saiu com o título inédito da competição. Apesar da vitória na primeira partida por 2 a 1, os argentinos não conseguiram segurar a vantagem e perderam para a Raposa por 3 a 2, na volta. O clube mineiro contava com Nelinho, Joãozinho, Jairzinho e Palinha no elenco que fez uma grande competição.
1966 - River Plate x Peñarol
A primeira final de Libertadores que o time argentino disputou não terminou com alegria para o torcedor. Assim como a decisão de 1981 do Flamengo, a final de 1966 também precisou de três partida para coroar o campeão. Sem regra de gol fora de casa ou placar agregado, foi necessário um jogo de desempate após os resultados de 2 a 0 para o Peñarol e 3 a 2 para o River Plate.
A terceira partida terminou empatada nos 90 minutos por 2 a 2. Já na prorrogação, o time uruguaio levou a melhor e terminou vencedor do duelo por 4 a 2.
EM QUEM VOCÊ APOSTA?
River Plate x Flamengo fazem a grande final da edição de 2019 da Copa Libertadores no próximo dia 23 de novembro, no Chile, às 22h30 (de Brasília). Atual campeão de 2018 e com histórico de quatro títulos, o River Plate é apontado como grande favorito a sair vencedor.
A vitória dos argentinos tem odd de 2.59, o empate por qualquer número de gols paga 3.07 de lucro e o resultado positivo do Flamengo tem potencial para multiplicar em 2.67 vezes o valor do seu investimento.
Quem vai levar a melhor e conquistar o posto de melhor time da América em 2019? River Plate ou Flamengo? Cadastre-se no Betsul, ganhe bônus de até R$ 120 no primeiro depósito e faça a sua aposta no vencedor.