Após ter sido eliminado pelo Athletico Paranaense na semifinal da Copa Libertadores, o Palmeiras aposta todas as fichas no Brasileirão. Afinal, a equipe lidera a competição com sete pontos de vantagem em relação ao Flamengo, segundo colocado. Por isso, a torcida está confiante que, com foco exclusivo no campeonato nacional, o time comandado por Abel Ferreira conseguirá administrar a vantagem e garantir o 11º Brasileiro. Muitos apostadores estão aproveitando o bônus da Betano para fazer suas previsões.
A eliminação para o Athletico, após uma derrota em Curitiba (1 a 0) e um empate em São Paulo (2 a 2), evitou que Palmeiras e Flamengo reeditassem a final da Libertadores de 2021. Naquela ocasião, o Verdão bateu a equipe carioca por 2 a 1, na prorrogação, e garantiu seu terceiro título da competição mais importante do continente - o segundo consecutivo.
O foco, agora, passa a ser a competição nacional, em que o Palmeiras é líder com folga. O título brasileiro, aliás, é um dos poucos que Abel Ferreira ainda não venceu. Há quase dois anos no clube, o português conquistou duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão e uma Recopa Sul-Americana. Vencer o Brasileirão seria a cereja do bolo de um trabalho muito bem-sucedido.
Certamente, os jogadores - e a torcida - encaram o Campeonato Brasileiro como uma "obrigação", principalmente pela vantagem que o time já conseguiu abrir. Além disso, o Flamengo, principal rival na disputa pelo título, está dividindo sua atenção com outras duas competições: a Libertadores e a Copa do Brasil.
Assim, o Palmeiras terá mais tempo para se preparar entre um jogo e outro do Brasileirão, inclusive para os jogadores se recuperarem fisicamente.
No entanto, os primeiros jogos pós-eliminação serão cruciais para saber se o Alviverde terá um campeonato relativamente tranquilo daqui para a frente, ou se a campanha poderá se complicar. Isso porque toda eliminação causa feridas, ainda mais da forma que foi, com o elenco e boa parte da torcida reclamando da arbitragem.
Se os jogadores acusarem o golpe e o Verdão começar a perder pontos importantes, toda a vantagem poderá ir por água abaixo. Portanto, a missão de Abel é acalmar os ânimos e fazer os jogadores enxergarem que o título brasileiro poderá salvar o ano da equipe. E mais da metade do caminho já foi percorrida.
O fato é que, se o Palmeiras não conseguiu tornar-se a única equipe brasileira tetracampeã da Libertadores, está com a faca e o queijo na mão para ampliar sua hegemonia no Campeonato Brasileiro. Os próximos jogos serão decisivos para as pretensões palmeirenses.