Futebol brasileiro sairá mais forte após Copa do Mundo?

Será?


Bastará analisar o desempenho dos times brasileiros, principalmente nos últimos anos, para se compreender que existe uma hegemonia do futebol brasileiro, face aos outros países da América Latina. Ganhando de forma natural a Copa Libertadores, até de forma consecutiva, será que a Copa do Mundo irá ainda cimentar mais a posição do futebol brasileiro como sendo um dos mais poderosos do momento, apresentando o maior talento do esporte?

 

Mesmo com dificuldades apresentadas em termos financeiros, bastará perceber como São Paulo Futebol Clube conseguiu se recuperar na última temporada, a qualidade da formação do futebol nacional parece estar mais forte do que nunca. Ao mesmo tempo que a própria visibilidade do Brasileirão Série A está batendo todos os recordes, como está acontecendo nas próprias arquibancadas, praticamente cheias em todos os Estádios nacionais. Será essa a época dourada do futebol nacional?

Copa do Mundo poderá elevar Brasil para o topo do futebol de novo

Mesmo com apenas um bom desempenho, a realidade é que o futebol brasileiro já saiu reforçado nesta Copa do Mundo. Antes do torneio, considerado como o grande favorito, bastará analisar a qualidade do elenco apresentado para se perceber que poucas seleções vão conseguir rivalizar, um para um, com os jogadores brasileiros. Assim, até para as próximas Copas do Mundo, os torcedores parecem estar mais otimistas do que nunca. 

Talentos como Richarlison, Rodrygo, Neymar, Vinícius Júnior, Raphinha ou Antony não só estão brilhando nos maiores times do mundo do futebol, como também são seus principais astros. De tal modo que, mesmo com a saída de Neymar esperada para os próximos anos, muitos especialistas e torcedores garantem que essa é a melhor geração dos últimos 20 anos do futebol nacional. Tal sentimento também já é bastante semelhante ao que está rolando com os principais times brasileiros, nessas últimas temporadas.

Flamengo e Palmeiras estão dominando o futebol da América Latina

Indo como consequência do domínio da seleção brasileira na fase de qualificação (sem derrota e vários recordes quebrados), times nacionais como o Flamengo e o Palmeiras estão provando porque o futebol brasileiro está agora no topo, em termos de qualidade e resultados apresentados. Até porque, nos últimos 4 anos, o Flamengo ganhou 2 Copas Libertadores, enquanto o Palmeiras ganhou 2. Claramente que essa acaba por não ser uma coincidência, uma vez que não se lembra de um domínio tão grande do futebol brasileiro face, por exemplo, ao que está rolando com o futebol argentino.

Toda essa qualidade está também atraindo jogadores de topo mundial para o Brasileirão, aumentando assim sua qualidade geral de jogo. O mesmo fenômeno acontece com técnicos de topo, como Abel Ferreira ou o próprio Jorge Jesus. Esse acrescento de qualidade está levando a que o futebol brasileiro acabe se beneficiando muito, ao mesmo tempo que novos talentos estão sendo lançados mais precocemente, atraindo o interesse dos grandes colossos do futebol europeu.

Brasileirão Série A nunca teve tanta visibilidade

Ainda, uma consequência direta de todo esse aumento de qualidade e talento apresentado, os técnicos gringos que brilharam nos últimos anos no Brasileirão e Libertadores estão fazendo com que o Campeonato brasileiro conte com um nível de interesse sem precedentes. Naturalmente que tal ajuda a não só poder vender alguns de seus melhores jogadores por um preço mais elevado, mas também cobrar mais dinheiro para seus parceiros e para quem queira fazer propaganda.

Assim, se espera que não só a seleção possa ter alguns dos maiores talentos do mundo em seu elenco, como também os principais times brasileiros. Com maior poder financeiro, é natural que os jovens talentos lançados possam aguentar mais umas temporadas na Série A.