Instituto Esporte & Educação avança na oferta do ensino de qualidade em Educação Física e Arte em Pinda

A equipe do IEE produziu documentos orientadores para o desenvolvimento de habilidades essenciais em arte e educação física


O Instituto Esporte & Educação (IEE), ao longo de seus 20 anos de atuação, mais uma vez demonstra excelência na realização de seus projetos, ocupando lugar de destaque no Terceiro Setor. Novamente em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, a instituição faz algo inovador no país: O projeto "Educação Integral com Esporte e Arte" participa da organização de um plano de ensino de abrangência municipal  adaptado para o período de pandemia, para assegurar a oferta de Educação física e Arte de qualidade para alunos da rede municipal de ensino. 

Foram desenvolvidos dois documentos de forma colaborativa, com a participação dos quase 100 profissionais do IEE que atuam no município: o Plano de Ensino em Movimento para Arte e o Plano de Ensino em Movimento para Educação Física, que serão publicados pela Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba junto com os planos de ensino das outras áreas do conhecimento 

Os documentos farão parte do Plano de Ensino Colaborativo Essencial, a ser disponibilizado para toda a comunidade escolar para guiar o planejamento de todas as escolas públicas das séries iniciais do ensino fundamental da cidade durante o período de pandemia e também pós-pandemia. 

A partir dos documentos, os orientadores e orientadoras de Arte e Educação física planejarão sequências didáticas mais alinhadas e conectadas com as outras áreas de conhecimento. Toda a comunidade escolar, incluindo as crianças e suas famílias, poderá acompanhar com mais facilidade o desenvolvimento dos projetos e a evolução dos alunos. 

Ana MoserAna Moser (Foto : Divulgação)"A rede de ensino fez um movimento para a construção as habilidades essenciais em todas as áreas do conhecimento e nós, do IEE, fizemos uma força-tarefa para produzir as habilidades de Arte e Educação física conectadas a BNCC,  com todos os profissionais, remotamente, em encontros técnicos pedagógicos, lives, etc. Com isso, estamos ocupando um espaço importante na rede como terceiro setor no turno regular. E isso é muito inovador", comenta Ana Moser, presidente e criadora do IEE. 

O processo de criação dos documentos envolveu a participação de todos os orientadores e orientadoras de Arte e Educação Física que atuam no município. A ênfase foi dada ao protagonismo de cada profissional para que pudesse refletir e discutir com seus pares sobre quais conteúdos e habilidades podem ser consideradas essenciais para assegurar educação de qualidade para as crianças do município, com foco no fortalecimento da autonomia, do respeito às diferenças, da aprendizagem significativa e da inclusão, além do respeito às características de cada território da cidade. 

Reuniões e assembléias virtuais

A partir da formação de grupos de trabalho, os profissionais participaram de reuniões e assembleias virtuais, a fim de definir quais seriam as habilidades essenciais nos dois campos do conhecimento. Todo o trabalho foi assistido por uma comissão de acompanhamento, composta pela coordenação pedagógica do projeto. "Foi muito bonito poder ver como profissionais do IEE conhecem as escolas, e sabem valorizar as potencialidades e os limites de cada criança e cada comunidade", aponta Alexandre Arena, coordenador do projeto em Pindamonhangaba. "Nosso objetivo é que nenhuma criança seja excluída e que todas tenham assegurado o direito à educação, ao esporte e a arte de forma lúdica, divertida, desafiadora por meio de jogos, brincadeiras, mesmo em tempos de distanciamento social, completa. 

Luciana FerreiraLuciana Ferreira (Foto : Divulgação)Para Luciana Ferreira, secretaria de Educação, o trabalho realizado pelos orientadores e orientadoras de Arte e Educação Física evidencia o compromisso com a educação em quaisquer tempos, como o vivido atualmente que reconfigura todas as formas de interação. O desafio vivido não paralisou os profissionais, ao contrário, serviu de combustível para a busca de novas formas de comunicação, cultivando a ludicidade e o acolhimento. Ações admiráveis realizadas pelo IEE que demostram o comprometimento com a educação em quaisquer tempos. 

Vale lembrar que Pinda já havia dado um passo à frente e se tornado exemplo para outras cidades com o projeto "A Escola nas Ondas da Rádio", que leva as aulas da educação Infantil e Fundamental I a todas as crianças de Pinda e sua zona rural. O IEE é o responsável pelos programas com conteúdo de Educação Física e Arte, que foi desenvolvido com a contribuição de cerca de 100 profissionais da organização.