INTERETEC 2024: Evento Esportivo e Cultural Integra Alunos do Vale do Paraíba neste sábado (31)

Ação esportiva acontece do Centro de Treinamento Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba, das 8h às 18h30


O "INTERETEC", uma competição esportiva e cultural, tem como objetivo integrar alunos das escolas técnicas do Centro Paula Souza do Vale do Paraíba. Idealizado pelo professor de Educação Física Sérgio Gama Salum, o evento teve sua primeira edição em 2018, nascendo do sonho de proporcionar aos alunos um evento anual que os estimulasse a se aproximarem das práticas esportivas e culturais, melhorando a qualidade de vida, estimulando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Desde sua criação, o INTERETEC tem crescido significativamente. Em sua 3ª edição, em 2022, contou com a participação de cerca de 1000 alunos de ETECs de Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava.

Na 4ª edição, em 2023, o evento expandiu para incluir as cidades de São José dos Campos e Guaratinguetá, atraindo um público de 2000 alunos. Devido ao aumento no número de participantes, o evento foi transferido do prédio da ETEC de Pindamonhangaba para o campus da UNIFUNVIC - Universidade de Pindamonhangaba.

Este ano, os jogos acontecem hoje (31) nas dependências do Centro de Treinamento Esportivo João do Pulo e contarão com a participação de mais duas escolas, Jacareí e Lorena, com um público estimado de 4000 alunos. As competições incluirão modalidades como Futebol, Voleibol, Basquetebol, Queimada, Tênis de Mesa, Xadrez, Festival de Dança e Batalha de Bandas.

O AgoraVale conversou com o professor e idealizador do projeto, Sérgio Gama Salum e ele explicou como surgiu o projeto.

"Eu fui aluno da Etec e sempre tive vontade de participar do TECSESP, que é um evento parecido que acontece em São Paulo e reúne Etecs de todo o estado de São Paulo. Porém, sempre foi muito difícil a questão do deslocamento, são quatro finais de semana indo pra lá, a questão financeira, também que acaba pesando bastante. E aí, em 2013 eu entro na escola como professor, passei no concurso e continuei com esse sonho, de ir pra lá, de levar os alunos pra poder participar desse evento. E aí me deparei novamente com a dificuldade de financeira dos alunos, a questão estrutural da escola pAra poder fazer esse deslocamento nesses quatro dias. E aí, eu pensei, se eu não posso ir até lá, eu vou fazer o meu aqui."

Sérgio Salum também falou sobre como foi a primeira edição do projeto.

"Em 2018 eu concretizei esse sonho, foi de uma forma tímida, um evento pequeno, reunimos três escolas, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava, vieram cerca de 200 alunos. E as competições aconteceram, foi um dia incrível, apesar de não ter naquele momento nenhuma estrutura, assim, exuberante, foi algo bem simples, os próprios alunos ajudando a organizar. Mas foi algo ali, foi uma semente que a gente plantou, e que no ano seguinte ampliou de uma forma incrível, e foi crescendo até no ano passado, que já não coube mais na escola. Ano passado, ampliamos para cinco escolas participantes. Aí nós fomos lá pro prédio da Funvic, foi bem bacana o evento lá, porém ainda sim faltou espaço pra poder acomodar todas as atividades.
E esse ano a gente recorre o ajuda da prefeitura, das Secretaria de Esportes, que foram muito bacanas com a gente, abriram as portas e cederam as dependências do Centro Esportivo do João do Pulo, para que o evento acontecesse.", disse o professor. 

Este ano, as ETECs participantes são de Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava, Guaratinguetá, Lorena, Jacareí e São José dos Campos.

Confira como está sendo o evento esportivo deste ano: 



* Confira mais fotos: