Jacareí Rugby não terá jogos oficiais da modalidade em 2020

Sem previsão do fim do isolamento social, o clube toma decisão de cancelamento do Campeonato Paulista de XV


Com o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil, era questão de tempo até o torneio estadual também ser cancelado, a exemplo do Campeonato Brasileiro de XV. Dessa forma, o clube não terá jogos oficiais da modalidade em 2020.

Para o Jacareí Rugby, a decisão é a mais sensata para o momento. O cenário da doença no país ainda preocupa com quase quatro milhões de casos e mais de 120 mil mortes pela Covid-19. Além disso, não haveria tempo hábil para uma preparação correta para a realização do torneio, já que os clubes não estão realizando treinamentos em campo desde o mês de março quando iniciou o isolamento social. 

"É a decisão mais sensata para o momento. Existe uma melhora nos números da pandemia, mas sem uma definição por parte governamental do retorno dos esportes coletivos de contato. Isto implica diretamente na preparação dos atletas, onde estaríamos assumindo um risco quanto a integridade dos participantes, visto o pouco tempo de preparo que estas indefinições nos traz e as condições mínimas para entrar em campo", explicou Júlio.

O ano tem de bastante aprendizagem para os clubes e para o Jacareí Rugby não está diferente. A equipe teve que se reinventar para manter a estrutura do clube funcionando e os jogadores ativos durante o período, mesmo com o isolamento social.

Mesmo sem um calendário com jogos de XV, o clube tem procurado manter o vínculo com os atletas e está se planejando desde já para o retorno aos treinos, mesmo que seja no fim do ano ou início de 2021. O clube segue com atividades de forma remota durante uma vez na semana para os atletas de todas as categorias do clube. Além do Jacareí Rugby, participariam do Campeonato Paulista as equipes: São José Rugby, Poli Rugby, Pasteur, Engenharia Rugby, Tucanos e SPAC. O clube jacareiense iniciou sua participação na 1ª Divisão do Campeonato Paulista em 2014 e desde 2016 termina a competição entre os quatro primeiros.