Os Jogos da Melhor Idade - que é o novo nome dos JORI (Jogos Regionais do Idoso) - são coordenados pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras das cidades onde são realizados, e parceria com os fundos sociais de solidariedade locais. A competição, que acontece em Campos do Jordão, de 29 de março a 3 de abril, é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade no Estado de São Paulo.
Os Jogos funcionam no formato de uma olimpíada regional, com disputa de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. Pindamonhangaba conta com 110 atletas participando de todas as modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
A abertura aconteceu no auditório Claudio Santoro, na quarta-feira (30). Três atletas do voleibol adaptado desfilaram representando nossa cidade na abertura. De acordo com a diretora de Lazer, Marilda Oliveira, essa foi a primeira edição em que a abertura é realizada em auditório, o que engrandeceu a beleza do evento.
Após a cerimônia de abertura, que contou com a presença do secretário de Esportes Everton Chinaqui e do secretário adjunto de Esportes, João Roberto Castro, foi realizada a primeira modalidade: coreografia. E Pindamonhangaba começou com uma grande conquista: a equipe ficou em segundo lugar, com a coreografia Rei do Show, e está classificada para a fase estadual, que será realizada em junho, em Presidente Prudente.
"A coreografia deu um show, foi uma apresentação linda, impecável", avaliou a diretora Marilda, lembrando que a cidade competiu com outras 18 equipes nesta modalidade, perdendo para Caieiras, que ficou em 1º, e ganhando de São José dos Campos, que ficou em 3º lugar.
Nessa quinta-feira (31), o time de Pinda venceu o time de Mairiporã na Bocha por 18x4 e a Malha perdeu para Taubaté, por 36x32, mas ainda tem chance de classificação. No sábado (2), Pindamonhangaba sediará a modalidade de natação, no parque aquático do CE João do Pulo, a partir das 10 horas.
"Trabalhar com a Melhor Idade é uma grande alegria. São exemplos de superação e representam tudo aquilo que a gente acredita, é qualidade de vida, alegria e bem-estar por meio do esporte. Estamos acompanhando toda a competição e convidamos a torcida de Pinda para enviar boas energias aos nossos atletas", destacou o secretário da Semelp, Everton Chinaqui.