Judocas se apresentam em Pindamonhangaba para concentração do World Masters de Doha

Competição é uma das mais importantes do Circuito Mundial e abre o ano olímpico do Judô


O ano olímpico começou com tudo para o judô brasileiro. Na semana que marca os 200 dias para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a seleção apresentou-se em Pindamonhangaba, São Paulo, para período de concentração visando ao World Masters de Doha, no Catar.

A competição, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, abrirá o calendário do Circuito Mundial IJF e é uma das mais importantes do ano, distribuindo até 1.800 pontos (campeões) no ranking mundial classificatório para os Jogos. Apenas os 36 melhores do mundo em cada categoria de peso recebem o convite para lutar este tipo de evento.  

Normalmente, o Masters acontece no final de cada temporada. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a disputa foi realocada para o início do ano, o que exigiu uma nova estratégia de preparação da seleção e cuidados redobrados com os atletas no período de festas de fim de ano.  

A concentração da equipe inteira no interior de São Paulo foi uma das estratégias da CBJ para dar continuidade aos treinos, minimizar os riscos de infecção dos atletas e facilitar a logística dos protocolos de segurança exigidos pela Federação Internacional de Judô. 

Para embarcar, todos os membros da equipe precisam de dois testes (RT-PCR) negativos para COVID-19. Chegando ao evento, a delegação é testada novamente, cumpre o isolamento de 24h e os atletas testam uma quarta vez, na véspera da luta.  

Ano olímpico pode ter Pan, Grand Slam e Mundial até Tóquio 

Além do Masters, a expectativa é de que o Circuito Mundial de 2021 conte ainda com outras grandes competições: Grand Slam de Tel Aviv (1000 pontos), Grand Slam de Paris (1000), Campeonato Pan-Americano (700 pontos) e o Campeonato Mundial de Budapeste (2000 pontos), todos classificatórios para Tóquio. Seriam, portanto, mais 4.700 pontos em jogo para quem sonha com a vaga olímpica em Tóquio.   

"Esperamos que o calendário se confirme. Mas, é de degrau em degrau. O que temos na mão é o World Masters. Temos que fazer o melhor nessa competição", conclui Ney Wilson. Confira abaixo a lista dos atletas que representarão a seleção brasileira de judô no World Judo Masters - Doha 2021 

SELEÇÃO MASCULINA 

Categoria

Nome

Ranking Mundial

Clube

Federação

60kg

Eric Takabatake

10º

E. C. Pinheiros

FPJUDO

60kg

Phelipe Pelim

32º

E. C. Pinheiros

FPJUDO

60kg

Felipe Kitadai

36º

Sogipa

FGJ

66kg

Daniel Cargnin

Sogipa

FGJ

66kg

Willian Lima

28º

E. C. Pinheiros

FPJUDO

73kg

Eduardo Katsuhiro Barbosa

29º

Paineiras do Morumby

FPJUDO

81kg

Eduardo Yudy Santos

18º

E. C. Pinheiros

FPJUDO

90kg

Rafael Macedo

14º

Sogipa

FGJ

100kg

Rafael Buzacarini

12º

Paineiras do Morumby

FPJUDO

100kg

Leonardo Gonçalves

19º

Sogipa

FGJ

100kg

Rafael Silva

E.C. Pinheiros

FPJUDO

100kg

David Moura

Instituto Reação

FJERJ

SELEÇÃO FEMININA

Categoria

Nome

Ranking Mundial

Clube

Federação

52kg

Larissa Pimenta

E. C. Pinheiros

FPJUDO

63kg

Ketleyn Quadros

10º

Sogipa

FGJ

63kg

Aléxia Castilhos

20º

Sogipa

FGJ

70kg

Maria Portela

12º

Sogipa

FGJ

78kg

Maria Suelen Altheman

E.C. Pinheiros

FPJUDO

78kg

Beatriz Souza

E.C. Pinheiros

FPJUDO