Líder do ranking mundial, paratleta taubateano Rafael Mateus embarca para a Alemanha onde disputará Grand Prix de Berlim


Um dos destaques das provas de lançamentos da equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, é Rafael Mateus. O paratleta de 32 anos, que compete na classe F31, é atualmente líder do Ranking Mundial do Lançamento do Club.

A marca que lhe dá essa liderança é de 27,80m, feita em São Paulo, no Circuito Loterias Caixa de Paratletismo, em 03 de junho deste ano.

Este resultado também lhe rendeu o Recorde das Américas desta prova, e coloca Rafael como um dos nomes de peso do Brasil para competições internacionais, como os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019.

Antes disso, no entanto, Rafael Mateus tem outros desafios vestindo a camisa da equipe taubateana. Nesta segunda-feira, 25/06, ele embarca para a Alemanha, onde disputará o Open Grand Prix de Berlim. O meeting faz parte do circuito de eventos promovidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), e reunirá a elite do paratletismo europeu.

O Open Grande Prix de Berlim será disputado nos dias 30 de junho e 1º de julho, na pista do Friedrich Ludwig Jahn Sportpark.

A chance de competir em solo estrangeiro contra paratletas de ponta é o combustível para Rafael lutar por uma meta ousada: “Quero bater o recorde mundial do Lançamento do Club na Alemanha. Estou treinando muito forte e confiante que consigo chegar lá”, afirmou o paratleta.

Segundo dados do IPC, o Recorde Mundial do Lançamento do Club na classe F31, é do russo Evgenii Dein, com 30,54m, feito em 01/10/2015, em Sochi, na Rússia.

Só em 2018, Rafael Mateus já quebrou o Recorde das Américas nesta prova duas vezes, o que o credencia com um bom momento para tentar buscar um resultado expressivo em solo alemão no próximo fim de semana.

Além de Rafael Mateus, outros dois paratletas do time Esporte Para Todos estarão disputando o Open de Berlim. André Rocha (classe F53), e Alessandro Silva (classe F11), já estão com a Seleção Brasileira de Paratletismo, e disputarão ambos as provas de Lançamento de Disco e Arremesso de Peso no meeting alemão.