Liverpool devolve revés de 1981 contra o Flamengo e vence seu primeiro Mundial de Clubes

Os flamenguistas dominaram o primeiro tempo, mas os ingleses foram melhores na etapa final


Foi um jogo digno de dois grandes clubes mundiais. O estádio de Doha (Catar) recebeu público recorde e assistiu a uma partida recheada de grandes jogadores. No primeiro tempo, o Flamengo foi todo dono da partida, com uma marcação severa que não deixava o Liverpool acionar seu melhor jogo, pelas pontas com o egípcio Salah ou com Mané. Mas a primeira etapa acabou mesmo em 0 a 0.

Na volta do intervalo, o time inglês veio decidido e logo de início, Roberto Firmino em grande jogada aplicou um chapéu em Rodrigo caio pela direita e bateu. A bola chocou-se contra a trave direita e saiu. Os ingleses mantiveram o domínio e obrigou o goleiro Diego Alves a praticar grandes defesas, uma delas aos 80 quando buscou uma bola no ângulo.

O Liverpool foi mais incisivo durante quase toda a segunda etapa e teve sua grande chance com o senegalês Mané, que aos 88´entrou na área e chutou para fora. Os ingleses pediram pênalti, mas após consulta ao VAR, o árbitro não confirmou. E o jogo foi para a prorrogação.

O gol do Liverpool saiu aos 8' da prorrogação. Rodrigo Caio em uma de suas pouquíssimas falhas na campanha rubronegra, não conseguiu interceptar um lançamento que chegou até Mané. O senegalês abriu na esquerda para o brasileiro Roberto Firmino que, cirúrgico, cortou para a direita tirando de dois adversários e bateu inapelavelmente, calando a torcida rubronegra, em grande maioria no estádio.

O técnico Jorge Jesus partiu para o tudo ou nada nos cinco minutos finais, deixando apenas Diego como meio campista e apelando para encher a área adversária de atacantes. O empate nos minutos finais da prorrogação só não aconteceu porque faltavam pernas e lucidez para os atacantes do time brasileiro.

Assim, após 38 anos, o Liverpool devolve a derrota entalada na garganta frente ao Flamengo na decisão intercontinental daquele ano e ganha em 2019 seu primeiro troféu de campeão no Mundial da FIFA.