Morre Botu, ídolo do EC Taubaté e melhor zagueiro da história do clube

Botu residia na zona norte de São Paulo e estava internado em um hospital no bairro Pirituba


Carlos Roberto Pinheiro, o BotuCarlos Roberto Pinheiro, o Botu (Foto : Divulgação / EC Taubaté)Ídolo da torcida taubateana, faleceu na manhã desta quinta-feira (23) o ex-atleta profissional Botu aos 68 anos. Considerado recentemente o melhor zagueiro de todos os tempos a vestir a tradicional camisa do "Burro da Central", Botu residia na zona norte de São Paulo e estava internado em um hospital no bairro Pirituba. A causa da morte ainda foi divulgada.

No Vale do Paraíba, muito contestado pela torcida do São Jose EC, o zagueiro deixou a cidade para vestir a camisa do vizinho rival alviazul, e quis o destino, que viesse a ser um dos grandes nomes da partida decisiva contra seu ex-clube e campeão do acesso em 1979. Na final daquele ano, na denominada "Divisão Intermediária, o Taubaté derrotou os joseenses por 2 a 1 e ascendeu à Divisão Especial.

O zagueiro Carlos Roberto Pinheiro, ou Roberto Botu nasceu em São Paulo em 18 de fevereiro de 1952. Passou por várias equipes do interior paulista e encerrou a carreira no Independente de Limeira. O ex-jogador será sepultado nesta quinta-feira no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha..

Decisão de 1979 - A partida decisiva entre EC Taubaté e São Jose EC foi cercada por uma expectativa, não só no Vale do Paraíba, mas também por toda a crônica esportiva do Estado e teve transmissão pela TV. O jogo final aconteceu em 29 de novembro de 1979 no estádio do Parque Antárctica, tendo como mediador o árbitro José de Assis Aragão.

Os gols foram marcados por Amauri (2 do 1ºT) e Antonio Carlos (30 do 2ºT) para o Taubaté. O gol do São Jose foi marcado por Tata em cobrança de falta (14 do 2ºT). Ainda no primeiro tempo, o goleiro taubateano Wagner pegou uma cobrança de pênalti batida pelo zagueiro Darci.

A equipe do E.C. Taubaté era dirigida naquela temporada pelo já falecido técnico Oscar Amaro. O time base tinha Vágner; Ary, Julião, Botu e Cleto; Piorra Mendonça, China e Toninho Taino; Amauri, Antônio Carlos e Betinho.

Em nota oficial, a diretoria do E.C. Taubaté lamentou a perda de seu ex-jogador e grande nome da história do clube valeparaibano.

"O Esporte Clube Taubaté lamenta profundamente o falecimento do ex-zagueiro Roberto Botu, campeão paulista da Divisão Intermediária de 1979, aos 68 anos. Botu foi capitão do time que conquistou o último acesso do Alviazul, liderando a equipe principalmente na vitória contra o São José por 2 a 1 no Palestra Itália, em São Paulo. O ex-zagueiro esteve em Taubaté em novembro do ano passado para comemorar os 40 anos da conquista junto com outros ídolos do Burro da Central. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira e o velório, reservado apenas para a família, acontece a partir das 13h, no cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. O Esporte Clube Taubaté deseja toda força aos amigos e familiares nesse momento tão difícil, e agradecerá eternamente nosso capitão Botu pelos serviços prestados ao Clube com tanto carinho, empenho e dedicação".