Musculação não é eficiente somente para o corpo, mas também para o cérebro

Malhação tem impacto na memória e no raciocínio, além de prevenir doenças cognitivas


A musculação não ajuda somente uma pessoa a ficar em forma, mas também tem impacto direto no cérebro. Estudos sugerem que a musculação e o ganho de força ajudam na habilidade de pensar. Pesquisas sobre atividade física já indicaram que o exercício aeróbico pode ajudar a melhorar a memória e o raciocínio. E parece que o efeito é simular com treinos com pesos. Além do benefício presente, também protege o cérebro de degenerações futuras, prevenindo demências cognitivas como a doença de Alzheimer.

As atividades físicas levam ao aumento da circulação de sangue, inclusive no cérebro, fazendo com que mais oxigênio e glicose fiquem disponíveis. Assim, uma boa irrigação cerebral colabora com seu funcionamento. A musculação também pode estimular a criação de novos neurônios, bem como o aumento de ramificações dos existentes. O cérebro, então, fica mais eficaz em suas comunicações.

Para quem ainda não tem experiência na musculação, é importante contar com a ajuda de profissionais da área para não acabar se lesionando. Para os iniciantes, deve-se engajar em uma fase de adaptação com exercícios mais leves. Os incrementos dos pesos não podem ser feitos de forma abrupta, mas, sim, gradualmente, para evitar lesões. Para tanto, faz-se necessário acompanhamento e avaliação do desempenho de cada um.

As academias oferecem profissionais formados em educação física para o auxílio de um planejamento do treinamento. É importante estabelecer frequência e repetição de cada exercício, de acordo com os objetivos, que variam de pessoa para pessoa. Para quem não está familiarizado com os pesos, o ideal é começar pelos aparelhos que oferecem menos riscos. Com eles, é mais fácil controlar os movimentos e a proteção é maior, já que os pesos não se soltam.

Para os mais experientes, o foco é na alimentação, na hidratação e no sono. É preciso dormir bem para repor as energias, além de auxiliar em processos físicos e mentais essenciais. A hidratação é fundamental para o bom funcionamento corporal, assim como a alimentação, que precisa ser adequada com todos os nutrientes que o corpo precisa para trabalhar de forma eficiente.

É preciso ter energia no corpo antes do treino para queimar calorias. Um conjunto de carboidratos complexos e simples, proteínas e frutas é o ideal no pré-treino. Já no pós-treino é importante consumir líquidos, carboidratos simples e proteínas. Alguns optam pelo whey protein antes ou depois do treino, que é uma proteína rica em aminoácidos essenciais. Deve-se evitar alimentos ricos em gordura para um melhor desempenho. Todo o cuidado com o corpo facilita a musculação, que, por sua vez, ajuda o funcionamento cerebral.