A pista terá certificação Classe 2 da World Athletics, permitindo competições oficiais.
As obras de construção da nova pista de atletismo do Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, entraram em uma nova fase. Atualmente, a empresa contratada pela Prefeitura de Pindamonhangaba está atuando na compactação do solo para a preparação da base asfáltica e o recobrimento com concreto asfáltico.
A Secretaria de Obras e Planejamento informou que, após essa etapa, será realizada uma inspeção certificada da câmara asfáltica antes da aplicação da camada de borracha natural (tartan), conforme as normas da World Athletics (IAAF).
A pista terá medidas oficiais, com oito raias de 400 metros, e será certificada pela IAAF como Classe 2. Essa certificação permitirá a realização de competições oficiais de modalidades olímpicas e da Copa do Mundo de Atletismo, como corridas, saltos e lançamentos.
Segundo o secretário de Obras e Planejamento, Mateus Moraes, o projeto representa um investimento total de R$ 6,8 milhões, cobrindo uma área de 6.934,17 m². A obra está sendo executada pela empresa Playpiso Pisos Esportivos LTDA. "É um serviço bastante delicado de ser executado, que exige muita técnica e perícia por parte dos profissionais e tem grande influência da questão climática. Atualmente, estamos com 38% das obras executadas, e esse número vai crescer muito em breve com a aplicação do elemento de maior investimento desta benfeitoria, que é a borracha. A previsão é concluir os trabalhos até o fim de julho", explicou.
O prefeito Ricardo Piorino destacou a importância do investimento para o desenvolvimento do atletismo na cidade e ressaltou que a revitalização da pista é um grande passo para oferecer instalações de alto nível aos atletas. "A pista é um dos maiores investimentos do Brasil em infraestrutura esportiva. A cidade precisa garantir aos seus atletas, profissionais e amadores, as melhores condições para treinar e competir. Pindamonhangaba hoje é a quarta potência esportiva do Estado de São Paulo, ficando à frente de cidades como Campinas e Guarulhos. Com esta pista vamos melhorar nossos índices em atletismo, revelar mais atletas e evoluir ainda mais no esporte. Para terem uma ideia, é o mesmo material usado na Copa do Mundo de Atletismo e nas Olimpíadas", afirmou.
O secretário de Esportes, Alcides Barbosa Junior, o 'Ju', acrescentou que a nova pista possibilitará aos atletas um excelente piso, adequado para a prática esportiva de alto rendimento. Isso contribuirá para a evolução profissional de cada atleta, a redução do risco de lesões e o aumento significativo da possibilidade de revelação de talentos.
Além da pista, o espaço também receberá outras melhorias, como gaiolas para lançamento de disco, caixas de areia para salto e dispositivos para salto com vara ? todos homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo.
O AgoraVale é um site de noticias e entretenimento da Regiao Metropolitana do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - São Paulo - Brasil.
© Copyright AgoraVale 2025 . Todos os direitos reservados.
ou entre com o login AgoraVale.com
Text