Paratleta de São José disputa vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Rogério Lima de 44 anos, embarca para a Suíça neste sábado (8) para disputar a vaga Paralímpica


Neste sábado (8), o paratleta Rogério Lima de São José dos Campos, embarca para a Suíça onde terá a oportunidade de disputar três eventos classificatórios para uma vaga Paralímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O paratleta de atletismo, Rogério Lima de 44 anos, é cadeirante, casado e pai de três filhos. Ele nasceu sem deficiência e aos cinco meses adquiriu poliomielite. Em 2017, após o falecimento da sua mãe, veio para o Vale do Paraíba.

Além do paratletismo, ele participa de diferentes modalidades, como parabadminton, ciclismo, natação e paratriathlon. Suas últimas conquistas foram a medalha de bronze nos 100, 400 e 800 metros na II Etapa do Circuito Nacional 2019 e ouro nos 200 metros na II Etapa do Circuito Nacional 2019 na modalidade T54. Ele também foi campeão brasileiro nos 100, 400 e 800 metros em 2018 na modalidade T53.

Rogério Lima, 44 anos, disputa vaga paralímpica dos Jogos Olímpicos de TóquioRogério Lima, 44 anos, disputa vaga paralímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto : Divulgação)

Com apoio da Prefeitura, por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal), Rogério disputa os torneios World Para Athletics Grand Prix, Swiss Nationals in Arbon e Daniela Jutzeler Memorial in Arbon. As competições serão disputadas nas cidades de Nottwilde e Arbon, entre os dias 8 a 26 de maio.

Nas classificações, Rogério precisa ficar entre os 10 melhores para almejar a sonhada vaga paralímpica.

"Estou muito confiante que conseguirei as marcas necessárias, treinei muito durante a pandemia, respeitando todos os protocolos para isso acontecer", afirma Rogério.

Ele participa da categoria T54 do atletismo e defende o Instituto Athlon, de São José dos Campos. "O Instituto Athlon não mede esforços para o paradesporto da cidade", disse o atleta.

O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, é referência na gestão e desenvolvimento de nove modalidades esportivas para pessoas com deficiências, sempre visando a inclusão, o treinamento adequado e adaptado, buscando resultados de alto rendimento.

O paratleta também recebe apoio da DMcard, Unimed São José dos Campos, Banco Toyota, Clínica Cotrel, Centro de Fisioterapia e Esporte e da nutricionista Gabriela Carvalho.

"Todos fizeram a diferença para que eu conseguisse chegar nesta competição e vou fazer o máximo para garantir nossa vaga em Tóquio e dar orgulho para São José dos Campos. Estou entre os três no ranking nacional desde 2007 e mesmo após mudança de classe devido às novas regras, me mantive entre os três no ranking nacional", completou.

Paratleta de São José disputa vaga para os Jogos Olímpicos de TóquioParatleta de São José disputa vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto : Divulgação)