Paratletas de Taubaté brigam por medalha na 2ª fase do Circuito Nacional de Paratletismo

Competição reúne elite do Atletismo Paralímpico brasileiro neste fim de semana em São Paulo


Neste fim de semana será disputada mais uma importante competição do calendário nacional do Atletismo Paralímpico. No sábado e domingo, 18 e 19 de junho, acontece a 2ª Fase do Circuito Nacional de Paratletismo Loterias Caixa, que será disputado na pista do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

João Victor Frediani, atual Campeão Brasileiro dos 1500m rasosJoão Victor Frediani, atual Campeão Brasileiro dos 1500m rasos (Foto : Ronaldo Casarin / EPT)

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), estará mais uma vez presente, e contará com nove atletas na competição. O time taubateano entra mais uma vez com nomes de peso e brigando por medalhas em provas de pista, lançamentos, arremessos e saltos.

Eles estarão em ação ao lado da elite do paratletismo nacional, já que o Circuito promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro reúne os melhores atletas de cada prova, mediante obtenção de índice, o que eleva muito o nível das disputas. Segundo o CPB, mais de 300 atletas estão inscritos para a competição.

Nas provas de campo, destaque para Alessandro da Silva, que no último fim de semana quebrou o Recorde Mundial do Lançamento de Disco (classe F11), e entra como favorito ao título nas duas provas que irá disputar, Lançamento de Disco e Arremesso de Peso. Em ambas as provas nesta temporada ele já faturou os títulos de Campeão Brasileiro, Campeão do Open Grand Prix de Paris, e Campeão nas duas provas também na 1ª fase do Circuito Nacional, disputada em março.

André Rocha, em Lançamento de DiscoAndré Rocha, em Lançamento de Disco (Foto : Ronaldo Casarin / EPT)

Também no Lançamento de Disco, quem volta a disputar o Circuito é André Rocha, agora reclassificado na classe F52. Depois de uma boa participação no Open Grand Prix de Paris no último fim de semana, quando conquistou a Prata no Lançamento de Disco e o Bronze no Arremesso de Peso, o taubateano volta suas atenções para a competição nacional.

"Será mais uma competição bem equilibrada, com bons nomes brigando nessa prova. Vou em busca de melhorar minha marca no Lançamento de Disco, pois agora na classe F52, esta é a prova em que posso estar no Mundial e nas Paralimpíadas. Então vou com foco total para fazer meu melhor e já buscar uma boa marca para subir no Ranking Mundial", comentou André.

Nas pistas, quem chega animado pela ótima temporada que vem fazendo é o meio-fundista João Victor Frediani (classe T20). O jovem atleta de Taubaté é o atual Campeão Brasileiro dos 1500m rasos, e na primeira etapa do Circuito Nacional, em março, já havia conquistado o Ouro nos 1500m com ótima marca.

Michel Gustavo, Salto em DistânciaMichel Gustavo, Salto em Distância (Foto : Ronaldo Casarin / EPT)

"Estou bem confiante, estou treinando muito forte e quero fazer um bom tempo desta vez. Minha meta é buscar a medalha e também abaixar minha marca nas duas provas, 1500 e 800 metros", comentou João. No Salto em Distância, Michel Gustavo (classe T47) é nome forte para brigar pelo Ouro. O atleta de Taubaté é o atual Bicampeão Brasileiro da prova, e está em busca de boas marcas para lutar por uma vaga no Campeonato Mundial de 2023.

A equipe do Programa Esporte Para Todos contará também com Aislan Silva (100m e 400m rasos - T38), Danilo Zâina (100m com petra - RR1), Edneusa Santos (1500m - T12), Kaian Silva (Salto em Distância - T38) e Tiago Soares (Arremesso de Peso e Lançamento de Disco - F11).

 

Fonte: Assessoria do Programa Esporte Para Todos (EPT).