O Comitê Paralímpico Brasileiro fez, nesta semana, o anúncio oficial da delegação que vai representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. Em evento virtual transmitido pelas redes sociais do CPB, a entidade listou os atletas e membros das comissões técnica e equipe médica das 20 modalidades em que o Brasil está classificado.
A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, pela primeira vez desde o início do projeto, em 2013, terá paratletas da cidade classificados para os Jogos Paralímpicos, bem como um treinador que integrará a comissão técnica brasileira em Tóquio.
O time taubateano terá três representantes defendendo o Brasil no Paratletismo. Foram confirmadas as convocações de Alessandro da Silva (classe F11), que disputará as provas de Lançamento de Disco e Arremesso de Peso; Michel Gustavo (classe F47), do Salto em Distância; e Edneusa Dorta (classe T12), que disputará a Maratona.
Além deles, também foi convocado o treinador Guto Nascimento, técnico de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos e que também é técnico de lançamentos e arremessos da seleção brasileira de paratletismo.
Alessandro da Silva é o atual Bicampeão Mundial no Lançamento de Disco e atual Campeão Paralímpico na mesma prova, com Ouro obtido no Rio 2016. Vai para sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, sendo um dos favoritos ao Ouro no Disco, e vai brigar por pódio no Arremesso de Peso.
A maratonista Edneusa Dorta vai para sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, após conquistar um Bronze na Rio 2016. Obteve sua convocação por ter conquistado o vice-campeonato Mundial de Maratona em 2019.
Michel Gustavo é o estreante em Jogos Paralímpicos entre os taubateanos. Aos 23 anos, disputará sua primeira Paralimpíada em Tóquio.
O técnico Guto Nascimento também vai para sua primeira experiência em Jogos Paralímpicos. O taubateano trabalha no Comitê Paralímpico Brasileiro como um dos treinadores da Seleção Brasileira de Paratletismo, especializado em provas de lançamentos e arremessos do atletismo paralímpico.
O Brasil será representado em 20 modalidades, das 22 que compõem o programa dos Jogos de Tóquio. As ausências são basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. A lista completa de convocados está disponível no site do CPB, no link: https://bit.ly/3hJA9u7
A delegação brasileira terá aproximadamente 250 atletas, além de comissão técnica, médica e administrativa. Esta será a maior missão nacional paralímpica fora do país. A modalidade com o maior número de atletas será o atletismo com 64 atletas e 18 atletas-guia. A natação será a segunda modalidade com o maior número de representantes, com 35 nadadores.
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam no dia 24 de agosto e vão até o dia 05 de setembro.