Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic fizeram história e deixam um legado incrível na modalidade, mas até hoje geram debates sobre quem foi o melhor.
O tênis é uma das modalidades esportivas mais tradicionais e, ao longo de sua história, o famoso Big 3 chama a atenção por proporcionar disputas intensas em quadra: Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.
O trio é considerado um dos maiores da história do tênis, acumulando feitos impressionantes e protagonizando confrontos lendários. Porém, isso gera um debate sobre quem foi o melhor. Para te ajudar nessa questão, vamos fazer um comparativo entre eles.
Big 3: quem levou a melhor?
Quando falamos em tênis os primeiros nomes que vêm na mente da maioria dos torcedores é o trio, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, considerado o Big 3 da história.
Com isso, as comparações entre eles ficam inevitáveis. Vale destacar que Roger Federer iniciou sua carreira em 1998 e se aposentou em 2022. Rafael Nadal iniciou em 2001 e foi o segundo a se aposentar, em 2024, após muitas lesões.
Já Novak Djokovic iniciou em 2005 e segue em atividade, na busca por mais conquistas. Apesar disso, o sérvio é quem mais venceu títulos de Grand Slams entre eles, confira:
Novak Djokovic - 24 (10 Australian Open, 3 Roland Garros, 7 Wimbledon e 4 US Open)
Rafael Nadal - 22 (2 Australian Open, 14 Roland Garros, 2 Wimbledon e 4 US Open)
Roger Federer - 20 (6 Australian Open, 1 Roland Garros, 8 Wimbledon e 5 US Open)
Já na lista de títulos totais, quem leva a melhor é Roger Federer, ao menos por enquanto, pois Djokovic ainda tenta alcançar a ponta nesse quesito. Confira:
Roger Federer - 103 (20 Grand Slam e 28 Masters 1000)
Novak Djokovic - 100 (24 Grand Slam e 40 Masters 1000)
Rafael Nadal - 92 (22 Grand Slam e 36 Masters 1000)
É importante citar que o domínio do trio foi grande. Entre 2002 e 2021, eles venceram 60 dos 76 títulos Grand Slam disputados no período. Portanto, ficaram com 79% dos troféus do Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open ao longo de duas décadas.
Big 3: quem mais venceu entre eles?
Além dos títulos, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic fizeram vários duelos entre eles, sempre com equilíbrio. Porém, o sérvio tem a vantagem diante dos dois rivais, enquanto o espanhol superou o suíço.
Novak Djokovic 27 x 23 Roger Federer
Novak Djokovic 30 x 28 Rafael Nadal
Rafael Nadal 24 x 16 Roger Federer
Os números comprovam que, apesar da intensa rivalidade, Djokovic, Nadal e Federer alcançaram um nível de excelência muito semelhante, acumulando conquistas históricas e deixando um legado incomparável no tênis.
Fora das quadras, cultivaram uma relação de respeito e amizade, sempre preservando a elegância que o esporte exige. Juntos eles eternizaram seus nomes na história da modalidade e no coração dos fãs que tiveram o privilégio de testemunhar esse capítulo lendário.