As finais das competições sul-americanas na temporada 2021 foram dominadas por brasileiros. Palmeiras e Flamengo disputaram a final da Libertadores, enquanto Bragantino e Athletico-PR brigaram pelo título da Sul-Americana. Sendo assim, os dois campeões se enfrentarão em duas partidas em território nacional visando o título da Recopa Sul-Americana.
Recentemente, a Conmebol formalizou as datas da competição em 2022. O jogo de ida ocorrerá no dia 23 de fevereiro na Arena da Baixada, em Curitiba, e a partida de volta está marcada para 2 de março, no Allianz Parque, em São Paulo.
Essa será a segunda vez seguida que o Verdão participará da Recopa. Tricampeão da América, o Alviverde foi superado na edição passada pelo Defensa y Justicia, da Argentina. Depois de ganhar fora de casa por 2 a 1, os palmeirenses foram superados pelo mesmo placar em Brasília e nos pênaltis por 4 a 3.
O Furacão também estará na sua segunda edição da Recopa. Em 2019, a equipe paranaense mediu forças com o River Plate, da Argentina, venceu em casa por 1 a 0, mas perdeu fora por 3 a 0. Dessa maneira, Palmeiras e Athletico promovem a quarta decisão totalmente brasileira da Recopa.
O São Paulo ganhou do Cruzeiro e do Botafogo em 1993 e 1994, respectivamente. Já na temporada 2013, o Corinthians faturou o clássico justamente contra o Tricolor paulista. A lista de brasileiros que já conquistaram o título da Recopa é formada por Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo.
Começo de temporada acelerado para Palmeiras e Athletico
Com o anúncio dos dias, o Verdão viverá uma maratona no começo da próxima temporada. Isso porque o Palmeiras vai participar novamente do Mundial de Clube na primeira metade de fevereiro e terá a Recopa poucos dias depois. Além disso, a equipe se desdobrará para dar conta do Campeonato Paulista.
O Furacão terá uma rotina mais tranquila e somente com o Campeonato Paranaense nesse começo de ano. Por isso, os paranaenses não devem ter muitos problemas para se preparar adequadamente para a disputa internacional.
Certamente, esses dois jogos devem ser intensos, sobretudo, porque os dois clubes ainda não contam com essa título. Por isso, as casas de apostas tendem a receber um grande fluxo de pessoas apaixonadas por futebol.