São José Rugby é vice-campeão do Brasileiro de Sevens

O São José perdeu a final do Brasileiro para o Pasteur na prorrogação; campeonato foi disputado no Martins Pereira


São José dos Campos recebeu no último final de semana (11 e 12) o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens 2021, no estádio Martins Pereira, sem presença de público, que reuniu as melhores equipes de Sevens masculina e feminina do país. Entre as mulheres, a equipe Melina foi a campeã, enquanto entre os homens, o Pasteur superou o São José na grande final.

No sábado (11) foram realizadas as partidas da fase de grupos e das quartas de final. A equipe masculina do São José Rugby teve a melhor campanha da primeira fase ao vencer Curitiba, por 40 a 5, e Farrapos, por 32 a 0. Nas quartas de final, o time joseense reencontrou os curitibanos, vencendo novamente, desta vez por 33 a 0.

Já a equipe feminina acabou fazendo a terceira melhor campanha da fase de grupos ao vencer o Pasteur por 45 a 5 e ser superada por Niterói em 7 a 19. Na etapa seguinte da competição, as joseenses acabaram sendo derrotas pelo Band por 15 a 5.

O domingo (12) iniciou com dois jogos do São José. No feminino, a equipe foi superada por Charrua, em 12 a 26, tendo que disputar o triangular para definição do 7º ao 9º colocado. Já nas semifinais do masculino, o São José superou o Farrapos em 17 a 7, conquistando vaga na grande final, a qual os joseenses não disputavam desde 2016, ano do último título.

Na final masculina, o São José encarou o Pasteur no confronto dos invictos. Os joseenses começaram a decisão melhor, inaugurando o placar com um try de Feijão, abrindo 5 a 0. Ainda na primeira etapa, o São José teve uma baixa, o experiente e capitão do time, Lucas Tanque, sentiu uma lesão muscular e foi substituído.

No começo do segundo tempo, o Pasteur cresceu no jogo e chegou ao empate em 5 a 5. A partida ficou franca, com as duas equipes se estudando muito, mas no final o empate permaneceu, o que levou o jogo para a prorrogação. Na primeira investida ofensiva, os paulistanos conseguiram o try derradeiro, fazendo 10 a 5, que garantiu o primeiro título do Brasileiro de Sevens ao Pasteur.

Decisão Feminina

Logo após a final masculina, as mulheres decidiram a taça. A equipe Melina superou Band por 5 a 0. O São José ficou na sétima posição ao superar o Goianos por 24 a 0 e o Pasteur, por 17 a 12.

O São José Rugby conta com o patrocínio do Poliedro Educação, DMCard, Vinac Consórcios e Sicoob Cressem e apoio de Emercor e Tomovale. O projeto é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.