Skatista Rafael Tomé faz história com manobra inédita e busca patrocínio para disputar campeonato nacional
Atleta joseense de 19 anos realizou o 540 Varial Flip, inédito em competições de skatepark no Brasil, e se prepara para a etapa final do STU National 2025, na Bahia.
O jovem skatista Rafael Tomé, de 19 anos, entrou para a história do skate brasileiro ao realizar a manobra inédita 540 Varial Flip em competições de Skatepark no país. Revelação do STU National, o atleta profissional se prepara para o Campeonato na Bahia, que encerra a temporada 2025, e busca patrocínios para esta etapa e para o STU National 2026.
A relação de Rafael com o esporte começou cedo, aos 4 anos de idade, quando passou a treinar com incentivo da família. Com o passar dos anos, o jovem foi acumulando conquistas e se consolidando como um dos principais nomes da nova geração do skate nacional.
Em 2021, foi Campeão Brasileiro Iniciante e, no ano seguinte, conquistou o título de Campeão Brasileiro Amador 2022. O reconhecimento da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) veio em 2024, quando Rafael foi oficialmente reconhecido como atleta profissional, passando a competir no Circuito Brasileiro de Skate PRO 2024. Na temporada, foi finalista nas três etapas, vencendo a etapa de Cascavel e garantindo acesso ao STU National 2025.
Em 2025, Rafael manteve o bom desempenho. Na 1ª etapa, em Criciúma, ficou em 3º lugar; na 2ª, em Florianópolis, conquistou o 7º lugar; e na 3ª, em Curitiba, foi vice-campeão. Foi nessa etapa que ele realizou o histórico 540 Varial Flip, feito que o colocou entre os nomes mais promissores do skate brasileiro.
Os resultados garantiram a 2ª colocação geral no STU National 2025, classificando Rafael para disputar a etapa final em Porto Seguro (BA), em busca do título da temporada. "Estou muito confiante, quero fechar 2025 conquistando esse título", afirmou Rafael Tomé.
A trajetória do atleta é marcada pelo apoio constante do pai, Maurício Tomé, corretor de imóveis, que agora busca parceiros e patrocinadores para garantir a continuidade da carreira do filho. "Ser esportista no Brasil exige talento, esforço e dedicação, mas também uma estrutura complexa ? com treinador, psicólogo, academia, transporte, hospedagem e inscrições. O patrocínio é essencial para o crescimento e desenvolvimento do Rafael", destacou Maurício Tomé.
Atualmente, Rafael treina no Complexo de Treinamento Vert In Roça, em Guaratinguetá, e realiza sessões em pistas de São Paulo, Curitiba e Florianópolis.
Em 2026, o atleta terá um calendário intenso: participará da etapa do Mundial de Skate em São Paulo, em fevereiro, além do STU National 2026 e da etapa principal do Mundial de Skate em Assunção (Paraguai), entre setembro e outubro.