A Prefeitura de Taubaté lançou nessa última quinta-feira (14), o programa EAFI Paradesportivo EPT/NAPE. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Taubaté Shopping (espaço do antigo Supermercado Villarreal). Na ocasião também aconteceu a assinatura da parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro, tornando Taubaté um dos núcleos do Centro de Referência Paralímpica no país.
O objetivo principal do programa é promover o acesso à prática esportiva para os alunos com deficiência da rede pública municipal de Taubaté, de forma segura, saudável, orientada por profissionais capacitados e fomentar o esporte paralímpico no município.
As primeiras ações realizadas no contexto do paradesporto escolar foram de captação de alunos da rede municipal, inicialmente, em 10 escolas nos meses de fevereiro a abril. As atividades acontecem em quatro polos, complexos esportivos das escolas (Sedes, EMEF Prof. Judith Campista Cesar, EMEF Evaristo) e uma escola de natação particular (CunzoloAcqua Fitness), para as atividades práticas. Estão divididas em três modalidades: atletismo, ciclismo e natação.
Os 15 primeiros alunos selecionados realizam aulas no contraturno das aulas regulares e as atividades são, diariamente, conduzidas por cinco professores de Ed. Física. Antes do inicio das atividades, as crianças foram avaliadas e seus responsáveis apresentaram laudo médico contendo o cid.10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde), para identificar limitações e necessidades de adaptações da metodologia de trabalho.