Tite convoca seleção para outubro e inclui atletas do futebol inglês

O primeiro jogo do Brasil está marcado para o dia 7, contra a Venezuela.


Com a classificação bem encaminhada para a Copa do Mundo do ano que vem, a seleção brasileira já tem sua escalação definida para os três duelos de outubro pelas eliminatórias da América do Sul. O técnico Tite incluiu oito jogadores que atuam na Inglaterra, apesar da regra em vigor no Brasil que exige quarentena para pessoas que entram em território brasileiro após passarem pelo Reino Unido.

O primeiro jogo do Brasil está marcado para o dia 7, contra a Venezuela, em Caracas. Três dias depois, a seleção enfrenta a Colômbia, em Barranquilla. No dia 14, o duelo é contra o Uruguai e, dessa vez, a seleção joga em casa - em Manaus. Para saber o que os odds revelam, clique aqui e saiba quais seleções são favoritas nas próximas partidas das eliminatórias da Copa.

Os oito convocados que jogam na Premier League são os goleiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), o lateral Emerson Royal (Tottenham), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), o meias Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United) e os atacantes Gabriel Jesus (City) e Raphinha (Leeds).

Para garantir a presença deles, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) solicitou de modo formal ao Ministério da Casa Civil para eximir os convocados de Tite da medida tomada pelo Palácio do Planalto.

O governo brasileiro impôs a quarentena obrigatória de 14 dias a pessoas que chegam ao Brasil após passar por Reino Unido, África do Sul e Índia em razão de esses países terem sido berço das variante alpha, beta e delta da covid. Hoje, as variantes já estão disseminadas por todo o planeta e, ainda assim, o Brasil mantém a regra que se aplica só aos três países.

Segundo a CBF, os convocados que jogam na Inglaterra ficariam em um regime de bolha durante sua passagem pelo Brasil. Assim, a entidade monitoraria os movimentos dos jogadores para garantir que eles tivessem o menor contato possível com o mundo exterior.

Além disso, o governo do premiê britânico, Boris Johnson, e a Fifa concordaram em criar uma bolha no Reino Unido. Assim, jogadores que atuam na Inglaterra não precisarão cumprir a quarentena imposta por Londres àqueles que entram no Reino Unido após passar por países que estão na lista de zonas vermelhas para a covid do governo britânico.

O jogo Brasil x Argentina do dia 5, paralisado por agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em São Paulo após poucos minutos de bola rolando, causou dor-de-cabeça grande na CBF e na Conmebol. Os cartolas brasileiros e sul-americanos não querem repetir o fiasco daquela ocasião.

Na partida, que foi suspensa, jogadores argentinos que atuam na Inglaterra violaram a imposição brasileira de quarentena, levando à intervenção da Anvisa dentro de campo.

Destaques da escalação

Apesar de figurar na lista elaborada por Tite, o atacante Neymar (Paris Saint-Germain) não poderá entrar em campo no primeiro dos três jogos, contra a Venezuela. Neymar cumpre suspensão após receber o segundo cartão amarelo na partida contra o Peru, no Recife, vencida pelo Brasil por 2 a 0.

O zagueiro Marquinhos (PSG), por sua vez, cumpriu suspensão no jogo contra o Peru e, agora, está livre para entrar em campo contra a Venezuela no próximo dia 7.

O lateral Daniel Alves, que está sem clube, ficou de fora da lista de Tite. Também está ausente o meia Matheus Nunes (Sporting), que é carioca e havia sido convocado para os jogos do Brasil de setembro, mas preferiu entrar em campo pela seleção portuguesa.

O Brasil lidera a tabela das eliminatórias sul-americanas com 24 pontos e 100% de aproveitamento. A Argentina, em segundo lugar, soma 18 pontos.

Confira a escalação completa:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Danilo (Juventus), Emerson (Tottenham), Alex Sandro (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Edenílson (Inter), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Gerson (Olympique de Marselha) e Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes: Antony (Ajax), Gabigol (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United) e Vinicius Júnior (Real Madrid)