Evento que marca o encerramento do calendário esportivo de São José dos Campos, a Virada Joseense chega a sua 10ª edição em 2020. Marcada para acontecer no dia 31 de dezembro, a tradicional corrida ainda precisa de autorização do município para ser realizada em função da pandemia do novo coronavirus.
Pensando em realizar um evento com segurança, que respeite as recomendações para evitar o contágio e que esteja alinhado com a fase verde do Plano São Paulo, a HL Eventos, organizadora da corrida, marcou um evento teste para este sábado (24), a partir das 9 horas da manhã no DCTA.
O evento teste, será gratuito e contará com 50 corredores convidados de São José dos Campos e Região, eles se dividirão em 2 grupos de 25 com diferença de 5 minutos entre as largadas. O percurso previsto será de 5 km e não haverá cerimonia de apresentação. A corrida marca a tentativa de retomada do setor de eventos esportivos da região.
A Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através do Comitê Covid19 avaliará os padrões e normas de segurança estabelecidos pela organização do evento para que se confirme ou não a realização da Corrida da Virada Joseense ainda em 2020.
Participante de longa data das corridas organizadas pela HL Eventos, a corredora Tatiane Pontes será uma das participantes do evento teste deste sábado, mesmo não tendo parado com os treinos, a atleta se prepara para o seu primeiro evento após a pandemia:
"Comecei a competir em corridas no ano de 2014, na Super 5k, organizada pela HL Eventos, desde então participo de todas as competições organizadas por eles, foram mais de 10 provas até o momento, gosto muito da forma como os eventos são realizados. Apesar de não ter parado de praticar corrida, esta será a minha 1ª prova desde o começo pandemia. Fiquei muito feliz com o convite da HL", completou.
Sobre a novidade de participar de uma corrida com protocolos de distanciamento social, Tatiane reforçou a importância de haver adaptações para que as provas de rua continuem acontecendo:
"Vai ser algo que não estamos habituados, principalmente com relação ao distanciamento entre os corredores e a utilização de máscara durante toda de prova, porém fico muito contente com essa oportunidade de participar e com a possibilidade de retomada das corridas. Estamos todos nos adaptando a essa nova realidade, pois amamos correr e temos que nos preparar para os próximos eventos que virão", finalizou Tatiane
Luiz Lobo, Diretor da HL Eventos, ressaltou a importância da corrida teste para a retomada dos eventos de rua e a presença do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de São José dos Campos como órgão fiscalizador:
"Após um longo período isolados e nos cuidando, chegou o momento de retomar as atividades, sempre com segurança e cuidado! Pensando nisso, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de São José dos Campos autorizou a realização de um evento teste com 50 corredores convidados da cidade. A corrida será realizada com os devidos cuidados e acompanhada pela equipe de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária e servirá para a aplicação do Protocolo de Segurança e Combate ao Coronavírus. Esse evento será o teste para as atividades programadas em 31 de dezembro, quando ocorrerá a 10ª Corrida da Virada Joseense. Juntos, faremos uma retomada tranquila e segura!"
A entrega de kits será realizada em sistema "drive thru" contendo chips de cronometragem, número e máscara em embalagens individuais. Os participantes poderão fazer a retirada acessando o pátio do MAB, a direita os carros descem após a comunicação e liberação pelo staff para a retirada do kit(até 3 carros por vez)
Somente corredores, staff do evento e prestadores devem comparecer e participar. Familiares, amigos e acompanhantes não terão acesso ao local da prova.