4 motivos que fazem o asfalto borracha contribuir para a segurança viária

Pavimento é utilizado em obras realizadas na Carvalho Pinto


As obras de renovação do pavimento da rodovia Carvalho Pinto, atualmente entre o km 61 e o km 134, na pista em direção ao interior, estão sendo realizadas com o asfalto borracha para garantir mais benefícios aos motoristas. Confira quatro motivos que fazem dele um pavimento mais seguro e confortável para quem trafega nas rodovias.

  1. Mais resistência - A mistura de 15% de pó de borracha, proveniente de pneus de caminhões triturados, dá mais elasticidade à liga asfáltica e uma resistência 40% maior do que o pavimento tradicional, o que garante uma vida útil maior e com menos deformações e buracos na pista, proporcionando uma viagem mais agradável e segura.
  2. Melhor aderência - O uso do material também proporciona uma melhor aderência dos pneus dos veículos com o pavimento, o que garante mais estabilidade na hora de dirigir.
  3. Reduz o risco aquaplanagem - As características do pavimento com asfalto borracha tornam ele mais poroso e permeável, o que ajuda a evitar a aquaplanagem, que é causada quando há um acúmulo de água na pista e faz com que o veículo perca momentaneamente o contato com o solo.
  4. Melhora a frenagem - Uma aderência superior junto com a redução do acúmulo de água deixa a pista em melhores condições para frenagens seguras.

Além disso, outra qualidade importante é que o asfalto borracha é considerado ecológico, pois recicla a borracha de pneus de caminhões, material que pode demorar até 600 anos para decompor na natureza e pode gerar contaminação do solo, caso seja descartado incorretamente.

Obras

Desde às 7h do domingo (25) até as 14h desta sexta-feira (30), são realizados trabalhos para a renovação do pavimento entre o km 61 e o km 134 (região entre Guararema e Taubaté). Por isso, acontecem bloqueios alternados entre as faixas, sempre com uma livre para o fluxo de veículos.

As obras estão sujeitas à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas, atendem ao contrato de concessão da Ecopistas e são acompanhadas pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).