Um caminhoneiro tentou burlar o pedágio da Via Dutra, em Jacareí, utilizando duas cuecas para cobrir as placas. No entanto, ele foi flagrado pelos policiais durante a operação contra a prática de evasão de pedágio realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil de Jacareí, com apoio da CCR NovaDutra.
A ocorrência foi nesta quarta-feira (11), na altura do km 165 da pista sentido São Paulo, após a praça de pedágio de Jacareí. O veículo do caso inusitado das cuecas possui histórico de 141 evasões praticadas, entre agosto de 2018 e fevereiro de 2020, e uma dívida acumulada de R$ 4.631,30.
A perícia da Polícia Civil esteve no local e o motorista foi conduzido à Delegacia de Polícia de Jacareí, onde foi preso, em flagrante, pelo crime de estelionato. A operação, que durou quatro horas, contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas, entre policiais federais, civil e colaboradores da Concessionária.
A operação registrou um total de cinco caminhões com histórico de evasão de pedágios na via Dutra. Entre janeiro e fevereiro deste ano, ocorreram 27.354 evasões nas praças de pedágio localizadas em Jacareí (km 165) e Pindamonhangaba (km 87). No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 31.907 evasões. Uma redução de 14%.
Infração - De acordo com o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro, "transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, deixar de adentrar as áreas destinadas à pesagem de veículos ou evadir-se para não efetuar o pagamento do pedágio" são consideradas infrações graves. A multa para esses casos é de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.