De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes com veículos de transporte e passeio são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 e 29 anos. Com isso, no mês da conscientização mundial sobre o trânsito, o projeto do Instituto CCR sugeriu uma adaptação da ferramenta cartografia social.
"A cartografia é a atividade que surgiu para ajudar as pessoas a se localizarem, portanto é um recurso poderoso para o nosso trabalho de fomentar educação e cidadania no trânsito", comenta Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. "A cartografia social representa os objetivos e olhares de um grupo de pessoas em relação a um espaço geográfico", completa.
O Projeto Caminhos para a Cidadania, é um programa de educação sobre cidadania, com formação para professores do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. Coordenado pelo Instituto CCR e as Unidades de Negócio do Grupo CCR, é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, e está à disposição de mais de 160 mil alunos de escolas públicas de 84 municípios do Brasil.
Desta vez, o projeto convida os alunos a repensarem o espaço e a importância do trânsito em suas vidas, durante o maio amarelo. Na Dutra, o projeto conta com o apoio da CCR NovaDutra.
O objetivo dessa abordagem é que os alunos façam o mapeamento dos locais inseguros para os pedestres e ciclistas, indicando a sinalização correta em cada situação. A sugestão de atividade está à disposição, não somente dos profissionais de educação, mas também para o público em geral pelo no site do programa www.caminhosparaacidadania.com.br.
Confira os objetivos da proposta:
- Gerar consciência nos alunos sobre segurança viária
- Gerar conhecimento sobre sinalização de trânsito
- Estimular o conhecimento sobre o bairro do aluno,
- Alertar sobre os perigos que há ao redor da casa dos alunos.
Para ver as sugestões de atividades de apoio ao educador, acesse aqui.