A técnica foi aplicada em sete placas de concreto pista marginal em Guarulhos, entre os quilômetros 218,9 e 217,7 (sentido Rio de Janeiro). Ela consiste na aplicação de fibras de carbono para recuperação das placas de concreto desgastadas. Com a utilização do carbofit, a liberação da faixa de tráfego, pode acontecer em uma hora, por exemplo.
Após a conclusão do serviço foi realizado acompanhamento que durou cerca de um mês, para analisar como as fibras de carbono reagiriam ao tráfego intenso da via. O resultado foi positivo tanto que o carbofit foi utilizado na restauração de mais de 300 placas de concreto no trecho.
O principal ganho da utilização da tecnologia é que com a utilização do carbofit, a liberação da faixa recuperada ocorre horas depois de realizado o serviço, além de reduzir o número de intervenções. Na manutenção convencional, com aplicação de concreto com cura (secagem) rápida, a faixa poderia ficar fechada por um período de até um dia. Essa técnica somente é aplicada em locais onde o pavimento da via Dutra é de concreto.
Atualmente, a técnica do carbofit também está sendo aplicada no pavimento de concreto nos postos de pesagem veicular e nas praças de pedágio (cabines). Essa pesquisa, inédita no Brasil, é realizada no Centro de Pesquisas Rodoviárias (CPR), localizado em Santa Isabel, no Alto Tietê (SP), com recursos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).