Nesta sexta-feira (7) começa o feriado da Semana Santa e, por esse motivo, o Detran do Governo de SP lançou uma campanha para conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção prévia dos veículos antes de cortar as rodovias, além de reforçar o respeito aos limites de velocidade e demais leis de trânsito. O lema é "Escute quem você ama, viaje com segurança".
São peças publicitárias, spots de rádio e vídeos educativos sobre importância da viagem segura, com dicas de mães reforçando a importância dos cuidados antes e durante a condução de veículos nas estradas. Também será feita divulgação nas redes sociais e em veículos de comunicação.
Segundo levantamento do Infosiga-SP, sistema do Governo do Estado, gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, no feriado da Semana Santa de 2022, o volume de acidentes no trânsito subiu 12% em relação a 2021. Foram 1.349 registros, contra 1.203 no ano anterior. Houve alta também nas vítimas fatais, que passaram de 38 para 46, um salto de 21% no período.
Confira as dicas a seguir:
Planeje a viagem
A viagem deve ser planejada de modo que o condutor não dirija por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para conduzir o veículo. Deve haver planejamento para abastecimento e alimentação também.
Manutenção do veículo
Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.
Segurança na estrada
O veículo só pode transportar até a capacidade máxima de passageiros permitida pelo manual. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente.
Atenção aos limites de velocidade
As estradas trazem diferentes limites de velocidade, segundo o seu traçado viário. É extremamente importante que os condutores de veículos estejam atentos à sinalização das pistas. Além disso, dirigir acima do limite máximo permitido pode aumentar o risco de envolvimento em acidentes, por vezes graves, e gerar multas. Mantenha uma distância segura do veículo da frente para evitar colisões. Não se esqueça que dirigir em rodovia é diferente de dirigir na cidade. Uma distração pode ser fatal.
Chuva
Em caso de chuva na hora de pegar estrada, a velocidade deve ser reduzida, os faróis deverão permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos precisará aumentar.
Esteja com os documentos em dia e com o celular carregado
O motorista deve portar habilitação dentro da validade ou, no máximo, vencida há 30 dias. Já o veículo precisa estar com o licenciamento em dia; a falta dele é uma infração gravíssima, que pode acarretar problemas como apreensão do veículo, gerando multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Ambos os documentos estão disponíveis de forma digital. Portanto, não se esqueça de deixar o celular devidamente carregado, caso seja abordado em alguma fiscalização. Porém, não faça uso do aparelho enquanto dirige.
Cinto e cadeirinha sempre
O cinto de segurança é item indispensável para o motorista e para todos os passageiros. Ele não deve ser retirado, nem mesmo em casos de engarrafamento ou quando o sinal estiver vermelho. Crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a 10 anos, ou crianças com altura superior a 1,45m deverão, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança. Já pequenos entre zero e sete anos e meio precisam usar as chamadas "cadeirinhas", que reduzem os riscos de ferimentos graves em casos de batida ou freada repentina do veículo, pois limitam o deslocamento do corpo da criança.
Descanso é essencial!
O descanso antes da viagem é fundamental para que o motorista viaje de forma tranquila e segura, principalmente em trechos de longa distância. Uma noite de sono bem dormida contribui para que o condutor esteja atento durante todo o trajeto.
Chinelo? Só fora do veículo
O clima de feriado é sempre um convite para dar um descanso aos pés dos tênis e sapatos do dia a dia. Mas, ao dirigir, nada de usar calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais, como chinelos, sandálias e tamancos. Nestas situações, o melhor é dirigir descalço.
Se beber, nunca dirija
Se ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica ou qualquer outra substância que possa alterar seus reflexos ou nível de consciência, o motorista não deverá dirigir.