A Ecopistas, concessionária que administra o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, encerrou fevereiro com o registro de zero vítimas fatais dentre a passagem de 5,3 milhões de veículos nas quatros praças de pedágio, em ambos os sentidos da via, no mês. Essa marca não ocorria desde março de 2017, quando a concessionária também não registrou mortes ao longo de todo o período
No último mês, o número de acidentes também caiu 32%, de 139 em 2019 para 105 em 2020, assim como a quantidade de feridos, que diminuiu de 39 em 2019 para 30 em 2020.
Os números ganham ainda mais relevância se considerado que no mês de fevereiro houve o feriado de Carnaval, uma das épocas mais movimentadas do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.
A empresa trabalha permanentemente para a redução de acidentes nas suas rodovias. Com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e da Artesp, são realizadas ações de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, tais como o Pit Stop Motociclista, distribuição de coletes refletivos, Segura o Bicho, entre outras. Além disso, o Grupo EcoRodovias, do qual a Ecopistas faz parte, tem atuado fortemente em campanhas de educação para o trânsito e mantém uma página na internet dedicada a fornecer informações relevantes, por meio de vídeos e podcasts, para um trânsito seguro: ecodovias.com.br/semacidentes.