Na manhã desta quarta-feira (20), durante policiamento da Polícia Rodoviária Federal na BR 116, km 74, em Aparecida, a equipe abordou um caminhão transportando chapas serradas de rochas ornamentais, emplacando no estado do Espírito Santo, conduzido por um homem de 39 anos.
Devido ao nítido cansaço do motorista, os policiais revistaram o interior da cabine e encontraram uma cartela de Nobésio Forte, medicamento à base de anfetamina conhecido como "rebite" entre motoristas. Seis comprimidos já haviam sido consumidos, e durante conversa com o caminhoneiro, o mesmo declarou que fez o uso da substância para suportar a longa viagem.
O caminhão vinha de Castelo/ES com destino a São Paulo, e pela análise no disco diagrama foi comprovada a longa jornada sem os descansos previstos na legislação. O veículo havia trafegado nas últimas 24h com apenas pequenos intervalos de paradas.
Diante os fatos, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado para a responsabilização criminal do envolvido, e o veículo foi retido para que o motorista cumpra as 11 horas de descanso ou até o condutor se apresentar em condições de conduzir o mesmo.