Tamoios segue com obras no trecho de Planalto

Objetivo é aumentar a segurança do usuário e trazer maior conforto aos usuários da rodovia


Desde fevereiro deste ano, as encostas do trecho de Planalto da Rodovia dos Tamoios vêm ganhando uma "roupagem nova". O objetivo das obras é oferecer ainda mais segurança e conforto aos usuários.

As obras estão sendo realizadas pela construtora EGTC Infra, do Grupo Queiroz Galvão, contratada pela Concessionária Tamoios tanto para essas intervenções no Planalto quanto para as obras dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião.

A região é caracterizada por instabilidades geológicas, o que exige estudos para encontrar soluções modernas e sob medida para cada tipo de problema. Outro desafio é a realização das obras com a rodovia em pleno funcionamento, o que exige planejamento, sinalização e extremo rigor com os aspectos de segurança dos usuários e dos colaboradores da obra.

O texto e fotos abaixo permitem ao leitor conhecer um pouco mais das soluções adotadas e resultados em curso. A previsão contratual de término das obras é julho/2024.

km48, Tamoioskm48, Tamoios (Foto : Divulgação / Tamoios)

Obras no km 48

A técnica utilizada para a correção das encostas em frente ao Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU foi o grampeamento com injeção sistemático do maciço com paramento em concreto projetado e tela eletrossoldada. Devido à grande elevação necessária para o tratamento - altura de 50 m, os equipamentos de perfuração foram apoiados sobre estruturas de andaimes de forma a atender aos altos requisitos de segurança.

Em outro trecho do km48, a solução adotada foi o grampeamento sistemático do maciço com paramento em concreto projetado e tela eletrossoldada. Com base nas análises do modelo de estabilidadefoi necessário adotar ancoragens mais profundas para a estabilização do talude.

km 52, Tamoioskm 52, Tamoios (Foto : Divulgação / Tamoios)

Obra no km 52

Quem conhece a região e costuma trafegar pela Rodovia dos Tamoios se lembra do desmoronamento de grande quantidade de solo e rochaque exigiu o fechamento da pista em direção ao Litoral. A solução para manter o fluxo de veículos foi utilizar parte da pista contrária.

A solução planejada definiu o tratamento do talude combinando alguns métodos: retaludamento de geometria peculiar; aplicação de concreto projetado com dupla tela e grampeamento; aplicação de biomanta e hidrossemeadura (solução essa baseada na própria natureza, usando plantas cujas raízes estabilizam o solo).