23º Festival do Camarão de Ilhabela deve ter recorde de público em 2018
Desde 1995, o evento traz assinatura de chefs caiçaras, clássicos e contemporâneos. Até o fim de agosto, são 47 restaurantes participantes e mais de 18 shows e Cozinhas Shows no "Boulevard do Camarão"
O 23º Festival do Camarão de Ilhabela espera bater recorde de público em 2018. A expectativa é receber 30 mil pessoas até o dia 31 de agosto. O evento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), com o patrocínio da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, é um dos mais importantes para o município localizado no Litoral Norte. Segundo Rafael Morais, presidente da ACEI, além de movimentar o turismo e a gastronomia local, ele tem cunho social importante, pois ajuda a manter empregos, gerar renda, valorizar comerciantes, e envolve instituições locais de atendimento e ensino – com oficinas para alunos e merendeiras da rede pública municipal.
Márcio Tenório, prefeito de Ilhabela, explica que o Festival gera cerca de 350 empregos diretos e garante a manutenção de 1.500 postos de trabalho. "São 47 restaurantes participantes com 112 pratos criados especialmente para o evento. O novo formato, permite que moradores e turistas aproveitem a Ilha, o entretenimento e a cultura do Festival no Boulevard do Camarão", afirma.
Especificamente em relação ao Boulevard do Camarão, localizado na Vila, Centro Histórico da Ilha, que está mais amplo em 2018, Ricardo Fazzini, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, pontua que ele permite mais mobilidade e interação. "A visitação e circulação do centro da cidade foram mais ativas nessa edição. Vimos um grande incremento na rede hoteleira, inclusive. Um investimento maior no camarão como prato", diz.
Esse novo conceito foi inspirado no "Race Village" que é realizado pela secretaria de Turismo em julho durante a Semana de Vela. "Construímos 27 quiosques de alimentação com a estrutura que um restaurante precisa para o preparo e serviço ao cliente, isso a custo zero para os restaurantes participantes, e mais dois palcos para os shows, duas cozinhas shows para os chefs. O Boulevard se estendeu por toda Praça da Bandeira, e tudo isso só foi possível pelo trabalho em conjunto da nova Diretoria com o empenho em massa dos Associados", afirma Rafael Morais, presidente da ACEI. De acordo com Orlando Bexiga, Tesoureiro da Associação Comercial, mesmo tendo triplicado o tamanho físico e de atrações do Festival em relação a 2017, houve uma redução de cerca de 22% nos custos.
"Isso é uma avenida gastronômica. Eu nunca vi nada igual! Esse ano o evento cresceu muito e está maravilhoso", afirmou Erick Jacquin, jurado do Masterchef, que participou pela terceira vez do Festival e encantou o público presente com sua aula show no último sábado, 18. Além dele, outros grandes chefs passaram pelo evento como o vencedor do MasterChef Júnior, Lorenzo Ravioli; Janaina Rueda, chef do Dona Onça; Dayse Paparoto, vencedora do Masterchef Profissionais; Cidinha Santiago, do Melhor Pra Você; e Thiago Castanho, apresentador do Cozinheiros em Ação.
O Festival do Camarão de Ilhabela, atrai turistas de diferentes cidades e estados. Surgiu como um movimento de empresários da ACEI com intuito de combater o pouco movimento turístico do Mês de Agosto, em conjunto com a divulgação da Culinária Caiçara a base de Camarão. Os pratos são apresentados a preços especiais, que vão de R$ 10,00 a R$ 178,00 nos restaurantes e de R$ 4,00 a R$ 32,00 nos estandes do Boulevard, aos finais de semana.