5 passos para estudar para concursos públicos

Estudo eficiente exige planejamento desde a escolha da área desejada até a revisão do conteúdo


Muitos concursos abertos em 2020 tiveram seus certames adiados por conta da pandemia de coronavírus. Esse maior espaço de tempo está sendo aproveitado por concurseiros para aperfeiçoar os conhecimentos e até mesmo começar a estudar.

Os certames para cargos públicos têm especificações que os difere de outros tipos de provas. Portanto, a preparação para esse processo seletivo também tem métodos próprios, que envolvem desde a escolha do cargo pelo qual quer concorrer até a revisão do conteúdo aprendido.

Confira cinco passos para se preparar para concursos públicos de maneira eficiente!

1- Escolha a área

Os editais de concurso exigem conhecimentos em disciplinas específicas. Por isso, antes de tudo, é necessário identificar qual é a área de interesse. Avalie as disciplinas cobradas e, a partir disso, selecione a segmentação com a qual tem mais afinidade. Assim, será possível estudar focado nas exigências da área.

2- Não espere o edital ser publicado

Normalmente, quando um edital é publicado, as provas acontecem em até 60 dias - um prazo muito curto para se preparar. Para não se apressar, é possível iniciar os estudos baseado em provas anteriores. Então, quando os detalhes do certame forem divulgados, já não haverá muito tempo para estudar.

3- Organize-se

Montar um cronograma com metas organizadas evita que conteúdos sejam deixados para trás.

Uma boa tática é começar pela revisão das disciplinas mais básicas, sobre as quais já há conhecimento, e aumentar o grau de dificuldade aos poucos, para garantir que tudo foi compreendido.

Estudar e revisar frequentemente, com espaçamentos de até dois dias, para que não haja  risco de esquecer o que já foi visto, ajuda a acumular conhecimento. Resumos e anotações também direcionam e facilitam a preparação.

4- Defina o material que usará

As fontes de informação são diversas: há PDFs, videoaulas, cursos online e presenciais, livros e revistas. Todos os materiais apresentam vantagens e desvantagens. O ideal é analisar quais deles suprem melhor as necessidades e organizar como estudar os conteúdos apresentados.

5- Persista e mantenha-se motivado

Motivação, força de vontade, persistência e paciência são parte essencial do trajeto de quem quer evitar a procrastinação e ter bons resultados. Não dá para dizer em quanto tempo você será aprovado em um concurso. Portanto, compreenda esse momento de estudos como um investimento a longo prazo.