Butantan abre vagas para teste de vacina contra gripe em idosos no Brasil

Estudo busca voluntários em nove estados, incluindo cidades de São Paulo.


O Instituto Butantan iniciou o recrutamento de voluntários para testar uma nova vacina contra a gripe voltada à população idosa. O estudo clínico será realizado em 15 municípios de nove estados brasileiros e deve envolver cerca de 6.900 participantes.

A pesquisa avalia uma vacina adjuvada, desenvolvida para aumentar a resposta imunológica em pessoas com 60 anos ou mais, grupo que naturalmente apresenta menor proteção contra infecções devido à imunossenescência - processo de envelhecimento do sistema imunológico. Segundo a médica Carolina Barbieri, responsável pelo estudo, o objetivo é ampliar a proteção e reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza.

Podem participar homens e mulheres a partir de 60 anos, saudáveis ou com doenças como diabetes e hipertensão, desde que estejam controladas. Pessoas com imunodeficiência ou doenças não estabilizadas não serão incluídas.

O estudo será conduzido nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Em São Paulo, há centros de pesquisa em cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Valinhos, São Caetano do Sul e na capital São Paulo.

Metade dos voluntários receberá a nova vacina do Butantan, enquanto a outra metade será imunizada com uma vacina de alta dose já disponível na rede privada, permitindo a comparação entre os imunizantes. Os participantes serão acompanhados por seis meses.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que, em 2025, foram registrados mais de 12,5 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza, com 1.601 mortes. A maior parte dos óbitos ocorreu entre idosos, grupo mais vulnerável a complicações da doença.

O Instituto Butantan é responsável pelo fornecimento da vacina contra gripe ao Programa Nacional de Imunizações desde 2013, com produção anual de cerca de 80 milhões de doses.