5 profissões para quem se interessa por outras culturas

Há diferentes ofícios que exigem dominância sobre os hábitos de outros povos


Estar em contato com diferentes culturas através de filmes, músicas e viagens, é um hobby amado por muitos. E transformar uma paixão em ganha pão é o plano de carreira ideal para muitos outros, já que o exercício de qualquer profissão exige dedicação de tempo, negociação de remuneração e adaptações na rotina que podem ser estressantes. Com isso, trabalhar com o que gosta é um facilitador para a satisfação profissional.

Aos que alimentam a curiosidade por diversas línguas e culturas, aqui vão algumas sugestões de profissões que pedem esses interesses.

Ciências sociais

O cientista social pode dedicar seus estudos à constituição e estrutura das diferentes culturas e grupos sociais. Além disso, esse profissional estuda as origens, o desenvolvimento e a organização das sociedades atuais, analisa movimentos, conflitos e a construção de identidades.

Diplomacia

O profissional que atua como diplomata é representante oficial do seu país perante os governos de outras nações e instâncias internacionais. A rotina de um diplomata abrange tarefas como a participação na negociação de acordos internacionais para promover interesses políticos, o estímulo de relações e trocas culturais entre o Brasil e outros países e trazer informações de outros países para o governo brasileiro. Para exercer essa profissão, é necessário passar no concurso do Instituto Rio Branco (IRBr), órgão responsável pela seleção e pelo treinamento dos diplomatas no Brasil.

Tradução

Os tradutores têm um grande e variado mercado de trabalho no qual podem estar inseridos. Há a oportunidade de trabalhar traduzindo diferentes produtos culturais, como livros e formular a legenda de séries e filmes, além de poder ser responsáveis por passar para o português documentos vindos de outros países. Uma vertente especialista nessa ação é a tradução juramentada, que cuida especificamente de contratos, atestados e certificados, para que eles tenham efeito legal no país.

Guia turístico

Esse profissional, além de precisar dominar aspectos culturais do local onde vive, sendo em seu próprio país ou não, precisa também compreender algumas características da cultura dos turistas e dominar outras línguas, para poder apresentar de maneira clara e eficiente o que o local e os hábitos dos moradores da região onde atua têm de diferente e interessante.

Comissário de bordo

Os integrantes das equipes de bordo das companhias aéreas têm como função principal cuidar da segurança dos passageiros. Em segundo plano, fica o zelo pelo conforto dos mesmos dentro da aeronave. Uma das grandes vantagens dessa profissão é a capacidade aterrissar todos os dias em um local diferente e ter contato, mesmo que rapidamente, com culturas variadas.