Ações afirmativas ajudam a destacar a diversidade nas empresas

O mercado de trabalho passou a adotar práticas para criar ambientes mais diversos


Muitas empresas passaram a enxergar a diversidade como um tópico necessário para o universo corporativo. Isso demandou que o mercado buscasse ações afirmativas para aumentar a quantidade de pessoas que fazem parte das minorias sociais no quadro de colaboradores e impulsionar discussões sobre os espaços e as oportunidades no dia a dia de trabalho nas corporações.

Com o crescimento nas ações afirmativas, aumentou a quantidade de programas focados em grupos como de pessoas negras, por exemplo. E isso levantou pontos importantes, como a discussão sobre discriminação no ambiente de trabalho e os impactos que isso teve no desenvolvimento das empresas, tanto na rotina diária quanto nos resultados positivos referentes ao mercado.

Essas ações trouxeram oportunidades de destaque para profissionais que sofrem com a falta de visibilidade na área profissional e buscavam uma forma de ocuparem seus espaços. Com isso, os times passaram a ter visões diferentes para trabalhar em conjunto e solucionar as questões das empresas, que demonstraram isso aos consumidores e clientes.

No entanto, as atitudes das marcas para trazer mais diversidade para dentro dos escritórios e fábricas precisam ir além de projetos para o público, com ações que de fato diversifiquem as equipes. São muitas as atitudes que já deram certo para algumas companhias e que podem ser tomadas como exemplo. Abaixo, falamos mais sobre a importância de aplicar isso em empresas e valorizar profissionais diversos.

Por que as ações afirmativas são importantes?

Com as inúmeras exigências feitas pelo mercado de trabalho, como inglês avançado, graduação ou cursos de alto custo, isso gerou uma exclusão de pessoas que são desfavorecidas pelo sistema. Se olhar pela perspectiva de alguém que não tem condições financeiras para arcar com esses requisitos, será muito mais difícil para esse trabalhador conquistar um espaço.

Por isso, as ações afirmativas são importantes para que as minorias consigam ascender socialmente, por meio de oportunidades de emprego que de fato possam concorrer em igualdade. Dessa forma, aumentam as chances de uma pessoa em situação de vulnerabilidade, por exemplo, conseguir demonstrar as habilidades, além das atribuições exigidas pelas empresas, diminuindo assim as desigualdades.

Como as empresas podem adotar essas ações?

As corporações que adotam essas práticas devem pensar principalmente em quais são os requisitos básicos para determinada vaga e, a partir disso, começar a desenhar qual será a estratégia para levar a inclusão nesta área. Como citado anteriormente, as exigências fazem com que muitos candidatos sejam excluídos dos processos; por este motivo, é preciso entender o que realmente é importante ter para exercer o cargo.

Além das vagas afirmativas, as empresas podem procurar outras formas de levar a diversidade para as equipes, como criando grupos de afinidade que acolham os colaboradores dentro das características que se encaixam. E outro ponto de destaque é ressaltar para os candidatos a importância de ter um currículo bem estruturado, a partir do conteúdo que eles têm, para que o time de recrutamento consiga visualizar melhor as informações.