Acordo frustrado entre Boeing e Embraer gera demissões em massa

Embraer demitiu 900 funcionários sem Plano de Demissão Voluntária na manhã de hoje


A Embraer anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), a demissão de 900 funcionários, além dos que já haviam sido dispensados pelo Plano de Demissão Voluntária (PDV). Eles representam 4,5% do efetivo da empresa em todo o país.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, no total são 2500 colaboradores desempregados, entre os 900 trabalhadores demitidos hoje e os 1.600 que haviam aderido anteriormente ao PDV. No mês passado, o sindicato já alertava para o risco de a empresa provocar uma demissão em massa devido aos danos da negociação mal sucedida com a estrangeira Boeing.

Em nota divulgada para a imprensa, a empresa alega que "objetivo é assegurar a sustentabilidade da empresa e sua capacidade de engenharia". A Embraer também afirmou que a "medida decorre dos impactos causados pela Covid-19 na economia global e pelo cancelamento da parceria com a Boeing".

O Sindicato declarou que vai defender os direitos dos trabalhadores junto ao Ministério Público. Nesta tarde, houve uma coletiva de imprensa realizada às 13h (confira o vídeo abaixo). Após a live, os sindicalistas ainda convocaram os demitidos para uma assembléia às 14h30, em frente à Embraer.