As obras do conjunto habitacional Bem Viver, em Pindamonhangaba, foram entregues oficialmente na manhã desta quinta-feira (22). Localizado no Araretama, o empreendimento contou com um investimento de R$ 138 milhões na construção de 1536 apartamentos, através de uma parceria entre Governo Federal, Estadual e Prefeitura. O local ainda terá creche e duas escolas municipais já finalizadas, uma unidade de saúde, além de área de convivência para cada bloco.
A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, que enfatizou a importância da entrega desse empreendimento para oferecer moradia própria a população mais carente.
"É uma manhã importante com a entrega desses apartamentos para a população, em um lugar preparado para receber essas famílias, com asfalto, área de convivência, escolas, creches e unidades de saúde, tudo da melhor qualidade. As pessoas terão seu próprio apartamento pagando entre 80 a 270 reais, dependendo da sua renda, e um lugar todo novo. Quem vive de salário sabe que é difícil pagar altas prestações, e é para isso que serve o programa, dando oportunidade para a conquista de um lar dentro de seu orçamento. E a tendência é aumentar ainda mais essas obras", disse o governador.
O evento marcou também a liberação dos contratos por meio do Banco do Brasil para assinatura dos contemplados. As primeiras assinaturas foram para idosos e portadores de necessidades especiais, nesta quinta e sexta-feira (23). Para os demais moradores, a assinatura será realizada a partir do dia 26 de fevereiro até o dia 2 de março, em chamada por ordem alfabética. A partir do dia 5 de março, os moradores farão as retiradas das chaves, que seguirá um critério definido por blocos e andares. A mudança terá início em março.
Isael fala sobre projetos na área de habitação (Foto: AgoraVale) Entregue de obras e novos apartamentos O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, afirmou durante cerimônia que as obras na unidade de saúde, escolas e creche estão em fase de conclusão. Segundo o prefeito, em março começa o funcionamento da escola Fundamental I e a UBS deve começar a funcionar dentro de alguns meses, dependendo do trabalho de logística da Secretaria de Saúde.
Isael ainda confirmou que está em contato com o Ministério das Cidades para abrir mais 50 apartamentos no próximo empreendimento, que será instalado ao lado do Bem Viver. Além de 250 apartamentos em um novo empreendimento em Moreira César.
"Entregamos as obras de um projeto que vai beneficiar 1536 famílias, resolvendo grande parte do nosso déficit habitacional. Agora, estamos em contato com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para abrir a perspectiva de mais 50 apartamentos no próximo empreendimento, estamos fazendo estudos e justificando nossa demanda, para conseguir inscrever essas moradias. Em Moreira César, também demos entrada em um novo empreendimento que deve possibilitar em torno de 250 apartamentos. E assim nós vamos resolvendo os problemas da cidade" explica. "O Bem Viver é uma obra de continuidades e compreende não apenas a entregar apartamentos, mas um local de convívio e com tudo necessário para atender a população", completa Isael.