Após onda de violência, motoristas de aplicativo protestam por mais segurança em São José

Eles foram vítimas de uma onda de violência desde o último sábado (4). Cerca de 30 motoristas participaram do ato que foi ao Paço nesta quinta-feira (9).


Cerca de 30 motoristas de aplicativos de transporte participaram de um protesto para cobrar mais segurança na operação do serviço em São José. Ao menos cinco motoristas foram vítimas de criminosos desde sábado (4) na região.

O grupo seguiu em carreata às 10h e seguiu até a prefeitura. Eles também vão na Câmara e seguir pelo Anel Viário, sentido Jardim Aquárius, na zona oeste. No bairro vão encerrar o ato em frente ao escritório de uma das empresas que oferecem o serviço na cidade.

Entre sábado e esta quarta (8), cinco motoristas foram vítimas de roubo na região. Em um dos casos, uma passageira foi estuprada por um motorista disfarçado - antes, ele assaltou o dono do veículo e o trancou no porta malas.

Depois, três jovens de Mogi das Cruzes simularam o pedido de uma corrida, com destino a Jacareí, e assaltaram o motorista. O último caso foi na terça-feira (7) quando três motoristas foram assaltados e mantidos por criminosos em cativeiro.

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Medidas

As operadoras do serviço em São José, Uber e 99 POP informaram que investem em mecanismos de segurança.

"A Uber sempre busca aprimorar sua tecnologia para fazer da plataforma a mais segura possível. Recentemente, a empresa adotou no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas. Além disso, o aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento para confirmar sua identificação antes de ter acesso ao aplicativo - dados que são conferidos com a base de dados do governo federal", disse a empresa em nota.

Na Uber, o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o tempo de chegada em tempo real com quem desejar. O aplicativo permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros quando não se sentirem seguros.

Já a 99 informou que tem como política estar sempre aberta ao diálogo com os usuários, sendo motoristas e passageiros. "Sobre segurança no aplicativo, a 99 possui uma equipe de segurança com mais de 30 pessoas que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, dedicada exclusivamente à proteção dos usuários. Por exemplo, o app pede que todos os passageiros coloquem CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida", disse trecho.

Além disso, a empresa diz que mapeia áreas consideradas de risco e emite alertas e mantém um canal exclusivo para atendimento de incidentes de segurança.