Após parceria firmada entre Embraer e Unesp para a doação de 40 mil testes, a prefeitura de São José dos Campos declarou que receberá 20 mil deles para aplicar em pacientes com suspeita da doença atendidos nas unidades de saúde pública do municipio, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Também serão disponibilizados 15 mil exames para Araraquara e 5 mil para Botucatu, onde a empresa também está presente, como forma de apoio às comunidades.
Pelos termos do convênio firmado por meio da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), a Embraer realizará uma doação financeira no valor de R$ 4 milhões para execução dos exames, coleta de amostras, transporte e diagnóstico, somando as três cidades beneficiadas.
Conforme o protocolo das autoridades de saúde, o material coletado será enviado para as unidades da Unesp dedicadas ao processamento da metodologia RT-PCR, exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico do novo coronavírus. A expectativa é que o resultado saia em até 16 horas após o recebimento das amostras pelo laboratório.