Apple promove concurso para escolher as melhores fotos tiradas com iPhone

Fabricante do celular mais popular do mundo vai receber imagens tiradas em qualquer lugar do mundo até 7 de fevereiro


A Apple convidou todos os donos de iPhones pelo mundo a compartilharem suas melhores fotos tiradas com o aparelho - cuja câmera é a mais popular do mundo - para um concurso que vai escolher as melhores. As inscrições para o  iPhone Challenge estão abertas até o dia 7 de fevereiro.

Um grupo de jurados vai analisar todas as fotografias enviadas e selecionar as 10 melhores, que serão anunciadas ainda em fevereiro. As melhores imagens serão expostas em propagandas ao redor das principais cidades do mundo, além de lojas físicas e online da Apple.

Para participar, é necessário postar a imagem no Instagram ou no Twitter com a hashtag #ShotoniPhone. Na imagem, é necessário colocar também modelo do celular foi utilizado. Outra forma de participar é enviar a fotografia com a melhor resolução possível para o e-mail shotoniphone@apple.com com título no seguinte formato: "Nome_sobrenome_modelo do iPhone". As imagens podem ser editadas com ferramentas da Apple ou de outros dispositivos, como o Pixlr.

Entre os juízes, estão dois brasileiros: Pete Souza, que chefiou o escritório de fotografia da Casa Branca durante o governo de Barack Obama e autor, depois do fim do mandato, do livro "Obama: An Intimate Portrait", best-seller de fotografia do New York Times.

A outra é Luísa Dörr, que ficou famosa depois que uma foto sua feita com iPhone estampou a capa da famosa revista estadunidense Time. Foi a primeira vez na história da publicação que a primeira página foi feita com um celular. Além deles estão no júri fotógrafos da China, dos Estados Unidos e da Holanda.

A premiação não é nova: nos últimos anos, a Apple organizou o iPhone Photography Awards, um concurso que também premiou as melhores imagens feitas com iPhones ou iPads. Ao contrário da edição de 2019, a empresa dividiu os prêmios em 18 categorias e, aos vencedores, foram dadas barras de ouro. "A ideia é que, tendo um iPhone barato ou o último lançamento, os fotógrafos amadores sejam premiados de alguma forma", disse o fotógrafo brasileiro Diogo França.