O Senado Federal aprovou o projeto de auxílio-combustível para motoristas profissionais e famílias de baixa renda em março deste ano. O projeto, que só estará disponível após 31 de outubro de 2022, fim do segundo turno das eleições, visa diminuir os impactos do preço da gasolina, que atingiu uma de suas maiores médias neste ano.
Segundo a agência de notícias da Câmara, poderão se beneficiar do auxílio motoristas de aplicativos, caminhoneiros, taxistas, além de famílias de baixa renda, inscritas no futuro Auxílio-Combustível. O benefício será mensal, de R$ 250,00, porém será atualizado a cada seis meses, de acordo com a variação do preço do combustível no período.
O auxílio-combustível está cada dia mais necessário para os trabalhadores brasileiros, pois com o preço da gasolina subindo nos últimos tempos, muitas pessoas acabam saindo no prejuízo ao se deslocar com seu carro ao trabalho. Desde o dia 11 de março, a Petrobras reajustou os valores de combustível e gás para 18,7% e 24,9%, respectivamente; desde então, alguns postos chegam a cobrar até R$ 10,00 o litro.
Como irá funcionar?
Os créditos do vale-combustível serão disponibilizados aos funcionários em um cartão-benefício que deve ser único para ele. O benefício disponibilizado deve ser acordado entre o colaborador e a empresa, pois esse auxílio não está previsto em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), não sendo obrigatório. O profissional poderá controlar o saldo do seu cartão via app do Sodexo e também em postos de gasolina.
Vale-combustível será parte do salário?
Por ser um benefício opcional da empresa, o vale-combustível não está previsto em salário, mas algumas corporações optam por fazer reembolso do combustível do funcionário. Para isso acontecer, o colaborador deve apresentar ao RH as notas fiscais de abastecimento, e caso ele utilize o cartão Sodexo, não é necessário mostrar os comprovantes, basta ele carregar em qualquer posto de gasolina credenciado.
Pode ser desconto na folha?
Por lei, as empresas ou o empregador só deve descontar na folha salarial de seu funcionário 6%, o que equivale ao vale-transporte, portanto o vale-combustível não deve ser descontado na folha de pagamento.
Como economizar com carro
Existem diversas formas de economizar com seu carro, e você pode utilizar transporte público, pois quase todas as empresas disponibilizam o famoso VT (Vale-Transporte). Caso você seja um motorista autônomo, pode adquirir seu veículo em um leilão de carros usados, pois geralmente eles possuem opções mais baratas. Investir em carros econômicos também é uma ótima alternativa para guardar mais dinheiro.