Caçapava lança campanha contra queimadas; prática é crime

Segundo a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, 34 ocorrências foram registradas só no mês de maio.


Prática de queimadas em Caçapava é crime.Prática de queimadas em Caçapava é crime. (Foto : Divulgação)

Caçapava lançou uma campanha contra queimadas, uma iniciativa que visa conscientizar a população dos perigos da prática e suas consequências.

As queimadas causam grandes prejuízos à saúde da população, principalmente em período de tempo seco, com baixa umidade do ar, no qual são comuns as doenças respiratórias. Além de empobrecer o solo, polui o ambiente, e causam insegurança e perigo para os residentes das áreas próximas onde ocorrem.

Para Tamires Alves, 26, moradora do bairro Vila Resende, as queimadas contribuem para uma piora no que se refere aos problemas respiratórios que, no geral, aumentam em dias mais secos. "As queimadas sempre foram muito desagradáveis para mim. Me afetam muito, pois tenho problemas alérgicos, respiratórios, rinite e sinusite. Quando inalo a fumaça, eu fico péssima e não consigo respirar. Quando congestiona as vias nasais, dói toda a face e a garganta fica seca. É necessário entrar com remédios. Isto acontece desde a infância. Fico pensando nas crianças que também passam por isso. A condição causa certa irritação, pois é muito desconfortável não conseguir respirar, ter dores e a indisposição", relatou.

Jussara Moraes, 42, mora na Vila André Martins. Ela conta o quanto as queimadas prejudicam sua vida. "Causam sérios problemas respiratórios, impregnam nossas roupas lavadas no varal. Nos pegam desprevenidos, inclusive a noite ou de madrugada, com o cheiro da fumaça entrando pelas nossas janelas, nos causando tosse, garganta seca. É um prejuízo, tendo que lavar nossas roupas de novo, pra tirar o cheiro da fumaça. Temos que recorrer ao Pronto Socorro por não conseguirmos respirar e gastarmos com medições", disse.

Crime

O que muita gente não sabe é que, além dos malefícios, colocar fogo em pastos, áreas verdes e ou queimar lixo é crime municipal, previsto pela Lei 4678/2007 e sujeito a multa. A Prefeitura de Caçapava alerta para que caso alguém presencie alguma ação neste sentido, pode-se fazer a denúncia pelo telefone ou WhatsApp da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo número (12) 3652-9217.

Para relatar ocorrências de fogo as pessoas podem entrar em contato com os números: 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou com o 36554617 (COI), que também é WhatsApp.

Ocorrências 

De acordo com a Defesa Civil, só no mês de maio foram registradas 12 ocorrências de queimadas em Caçapava. Já o Corpo de Bombeiros informou que 22 ocorrências foram registradas também no mesmo mês, totalizando 34 registros