Buscando amenizar a crise financeira e fortalecer o poder público na luta contra o novo coronavírus, a Câmara Municipal de Jacareí realizou nesta sexta-feira (29) na Prefeitura Municipal a antecipação da devolução de R$ 1.389.042,53 aos cofres públicos de Jacareí.
Estiveram no evento o presidente da Câmara, vereador Abner de Madureira (PSDB), o prefeito Izaias Santana e os vereadores Juarez Araújo (PSD), Dra. Márcia Santos (PL), Patrícia Juliani (PSDB), Luís Flávio (PT), Paulinho do Esporte (PSD) e Valmir do Meia Lua (DEM). A célere reunião respeitou todas as normas de prevenção ao vírus Covid-19.
O presidente da Casa, vereador Abner de Madureira (PSDB), foi o responsável por organizar a devolução dos valores que não serão mais utilizados pelo Legislativo de Jacareí.
"Optamos por antecipar a devolução desses recursos devido à crise que vivemos. É um esforço conjunto de todos da Câmara para que aconteça readequações e mudanças de ações planejadas, com a finalidade de contribuir na prevenção e combate ao vírus", disse Abner.
Para que a devolução fosse possível, a Câmara alterou serviços contratuais, como a redução da cota de combustível dos carros utilizados pelos vereadores e, também, das impressões e cópias dos equipamentos locados. Somente nestes dois contratos, aproximadamente R$ 204 mil foram economizados.
"Além disso também suspendemos a admissão de servidores efetivos, conforme previsão de realização de concurso público, e liberamos o valor correspondente ao percentual de reajuste de vencimento na folha de pagamento dos servidores, que não acontecerá neste ano", afirmou o presidente da Casa.
O prefeito Izaias Santana recebeu a devolução com entusiasmo. Izaias afirmou que todo recurso será destinado à Saúde, especificamente ao enfrentamento do Covid-19 e às pessoas que, neste momento de crise financeira, mais precisam.
"Agradeço aos 13 vereadores que fizeram este acerto no orçamento e anteciparam o repasse desse volume significativo à Prefeitura. Foi um ato consciente priorizar a saúde da cidade e o cuidado dos cidadãos", disse Izaias.