Carros importados são encontrados pela metade do preço em leilões


A alta da inadimplência nos financiamentos de veículos chegou a atingir a casa dos 4,7%, fazendo com que os bancos assumissem uma postura mais ofensiva diante dos devedores, retomando carros com o financiamento em atraso mesmo em situações na qual ele estava praticamente quitado.

Até dezembro de 2017, o número de inadimplentes caiu para menos de 4%, mesmo assim, a oferta de carros seminovos, nacionais e importados ainda é grande nos leilões extrajudiciais – aqueles promovidos por empresas privadas –, pois, além da dívida com os bancos, existem outros motivos que levam um automóvel a leilão, como roubo, perda total, multas, dívidas de IPVA, abalroamento e documentação irregular.

Os leilões online têm se mostrado uma boa opção para quem deseja realizar o sonho de ter um carro importado, pois, neles, concorrem pelos produtos pessoas físicas e jurídicas, arrematando o bem quem der o maior lance. Neste movimento, as pessoas físicas saem em vantagem por não visarem margem de lucro durante a compra, podendo arcar com um lance maior.

Dependendo da finalidade da compra, um veículo pode ser arrematado até 50% mais barato em relação à tabela FIPE. As vezes, esta diferença pode ser maior, como no caso de um carro batido, mas com o motor funcionando comprado por um mecânico especializado em conserto de carros importados ou um revendedor de peças.

Em leilões de veículos, há carros simples e mais luxuosos em boas ou más condições. Além dos devolvidos por falta de pagamento, há automóveis que sobraram nos estoques das montadoras, praticamente novos, e carros vendidos por seguradoras, envolvidos em acidentes ou encontrados após roubo.

Os carros são colocados à venda no leilão da forma como foram entregues ao leiloeiro, e é possível agendar uma visita para averiguar o estado do veículo. Embora não seja permitido ligá-lo durante a vistoria, é possível avaliar alguns aspectos referentes às condições gerais do carro, que permitem ao comprador fazer um levantamento de quanto, aproximadamente, será necessário gastar com reparos, para que se tenha consciência do limite de lances para o respectivo leilão.