Céu com nuvens "Stratus" anunciam o eclipse lunar total

O primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue".




O céu desta noite de 25/05/21 horas antes do eclipse lunar total, que acontecerá na madrugada desta quarta-feira, 26/05/21, o primeiro de dois eclipses lunares do ano, e único como total.

Será visível no leste da Ásia, Austrália, Oceano Pacífico e oeste da América do Norte. Já no Brasil, o eclipse será parcial ou penumbral, é poderá ser observado em: Manaus, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante o eclipse, a Lua aparecerá avermelhada porque a luz do sol não chegará diretamente a ela, mas parte dessa luz será filtrada pela atmosfera da Terra e as cores avermelhadas e laranja serão projetadas em nosso satélite. Este efeito misterioso é popularmente conhecido como "lua de sangue".

O eclipse começa às 6h47, no horário de Brasília. O satélite estará na fase total, até as 8h25, em sua fase parcial até às 9h52 e seu término será às 10h49, conforme as previsões astronômicas.



As nuvens que apresentam-se belas e formidáveis nesta noite são conhecidas como "Stratus", são nuvens muito baixas de aspecto estratificado que cobrem largas faixas horizontais do céu, como um tapete, com uma cor cinzenta mais ou menos uniforme. Por vezes, estão na superfície como um nevoeiro e quando se apresentam fracionadas são chamadas de "fractostratus".

#Luacheia #luadesangue #eclipse #nuvens #fractostratus #agoravale #rumocerto