Compare carne suína e outros tipos de carnes


Embora ainda haja muito preconceito no Brasil com a carne de porco, atualmente ela é considerada por nutricionistas como uma das opções mais saudáveis.

Alguns cortes suínos são mais magros do que certas carnes brancas e vermelhas. Além disto, os cortes de carne de porco trazem outros benefícios para a saúde.

O processo de fabricação da carne suína evoluiu muito nas últimas décadas, por isso os riscos de contaminação, que existiam antigamente, hoje em dia são muito pequenos.

Vantagens de consumir carne de porco toda semana

Optar por cortes magros suínos é uma ótima ideia para diversificar o cardápio, mas sem perder o foco na alimentação saudável.

Pernil, paleta e lombo de porco são as peças que oferecem menor teor de gordura e muitos benefícios para a saúde. Confira os principais: 

- Poucas calorias

- Baixo índice de gordura nos cortes magros

- Menos sal

- Fonte de proteína e ferro

- Rica em vitamina B

- Não contém riscos a saúde por conta de hormônios

- Sais minerais

Comparações nutricionais entre carne suína, bovina, frango e frutos do mar

Carne suína assada tem menos calorias 

Você sabia que o filé mignon suíno assado contém menos colesterol do que o peito de frango sem pele preparado da mesma maneira? E inclusive menos calorias também. 

Segundo dados nutricionais divulgados recentemente pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, esse corte nobre de carne de porco oferece apenas 120 calorias enquanto a carne assada da ave tem 139 calorias. Já em relação ao colesterol, quem opta pela carne suína assada consome 62 mg contra 70mg do corte magro de frango assado. 

Filé mignon suíno assado: 120 calorias

Peito de frango assado sem pele: 139 calorias

Salmão assado: 175 calorias

Filé mignon bovino assado: 175 calorias  

Alguns cortes magros de carne suína oferecem menos gorduras totais

Carne de porco tem fama de ser muito gordurosa. Quando você consome bacon, por exemplo, é uma realidade. Mas, dependendo da parte do animal, é possível consumir menos gorduras do que se você optasse pelo frango como proteína. Confira só:  

Carré assado: 5,3 gramas

Perna de frango sem pele assado: 7,1 gramas

Contrafilé bovino grelhado: 7,1 gramas

Salmão assado: 11 gramas

Carne de porco pode ter menos colesterol

 Se você consumir 85 gramas de lombo de porco cozido e grelhado irá ingerir apenas 72 mg de colesterol. Se fosse um prato preparado da mesma forma com quantidade igual de alcatra bovina, o índice de colesterol consumido subiria para 76mg. 

Já se fosse a mesma porção de sobrecoxa de frango sem pele assada, você estaria consumindo 81 mg. E caso sua escolha fosse uma porção equivalente de camarão grelhado, o índice de colesterol adicionado ao seu organismo seria 166 mg.  Ou seja, nesse caso específico o ranking seria: 

Carne de porco: 72 mg

Carne bovina: 76 mg

Frango sem pele: 81 mg

Fruto do mar: 166mg

Riscos do colesterol para a saúde

Temido por todos, o alto índice desse lipídeo no organismo humano pode ocasionar problemas sérios de saúde. Hipertensão, insuficiência dos rins e aterosclerose (que são veias e artérias com menor elasticidade e quando a gordura acumula no local impede o fluxo saudável do sangue e pode ocasionar infartos). 

Para evitar doenças graves com essas, é importante ter cuidados com a saúde começando por uma alimentação mais nutritiva e com menor teor de colesterol. Por esse motivo a carne de porco é uma excelente escolha para entrar no cardápio regularmente.