Chega o Verão e o calor bate forte à sua porta sem nem pedir licença. É chegada a hora de investir num equipamento essencial para o seu bem-estar nessa estação: o querido ar-condicionado. No entanto, sabemos que se trata de um aparelho de alto custo, ainda mais se for para um ambiente maior, onde será necessária a aquisição de um produto com uma carga maior de BTUs.
Por conta disso, antes de sair comprando qualquer um, é preciso pesquisar os modelos disponíveis no mercado. Há várias marcas à venda, mas nem todas são de grande qualidade. O ar-condicionado Springer, por exemplo, está entre as empresas mais prestigiadas e com maior índice de saída das lojas. Trata-se de um aparelho com credibilidade entre os consumidores. Em razão disso, entenda o motivo da importância de uma boa pesquisa e saiba o que fazer na hora de comprar:
Tipos de ar-condicionado
São três opções de ar-condicionado disponíveis no mercado: de janela, split (de parede) e portátil. Os preços não diferem muito de um tipo para o outro, mas há claras diferenças de funcionamento e instalação entre os modelos. Veja:
- De janela
Trata-se do aparelho clássico, acoplado à janela do ambiente. Ele retira o calor do cômodo e o transfere para o ambiente externo. Para ter um desses, será preciso, obviamente, fazer um buraco na parede. O equipamento tem um consumo mais baixo de energia, mas menor capacidade de potência. Costuma ser o modelo mais barato entre os disponíveis para venda.
- Split
Mais silencioso, o split (que significa “separado”, em inglês) é composto por duas partes: a evaporadora, responsável por lançar o ar gelado para o cômodo, e a condensadora, instalada no ambiente externo e que realiza o resfriamento do ar. Por ser mais potente, é indicado para ambientes maiores. O equipamento costuma ser um pouco mais caro do que o de parede, mas ele se popularizou bastante atualmente e os valores não diferem tanto.
- Portátil
O portátil não faz obriga o consumidor a quebrar nada e pode se movimentar para qualquer canto da casa. Costuma ser mais potente que os aparelhos de janela e tão eficientes quanto os do modelo split. No entanto, possui um nível de ruído razoável e é limitado para ambientes pequenos. O seu funcionamento se assemelha bastante ao do ar-condicionado de janela, retirando o ar quente para uma área externa.
Quantidade de BTUs
Os aparelhos de ar-condicionado têm suas potências medidas em BTU, ou British Thermal Unit (Unidade térmica Britânica), que indica uma unidade de energia não métrica bastante usada para esses equipamentos. O cálculo da quantidade necessária gera bastante dúvida e é essencial para determinar qual equipamento você deve adquirir para o seu cômodo. Saiba como chegar ao resultado ideal para o seu cômodo:
- Multiplique por 600 BTUs a cada metro quadrado do cômodo;
- Some mais 600 BTUs a Cada pessoa adicional (a primeira não conta);
- Adicione também 600 BTUs a cada equipamento eletrônico;
- Acrescente mais 800 BTU para cada medida no caso de o cômodo ficar diretamente exposto ao sol.
Melhor opção de marca
Se você está na dúvida sobre qual marca priorizar na hora da escolha, saiba que o ar-condicionado Springer, independente do modelo, é considerado um dos melhores do mercado. Fundada em 1934, em Porto Alegre (RS), a companhia tem muita tradição e carrega uma qualidade inquestionável ao longo de todos esses anos. Não é à toa, já que tem muita experiência no ramo, visto que a empresa lançou o primeiro ar-condicionado da América Latina, em 1958.
Há diversos modelos da Springer no mercado. São aparelhos que variam de 7.500 a 21.000 BTUs, que proporcionam refrigeração para todos os tipos de ambiente. Com Selo Procel, que garante mais eficiência energética e menos gastos na conta de luz, os produtos possuem tanto voltagens de 110v quanto de 220v. Seus ares-condicionados também são mais silenciosos e boa parte deles possui sistema de desumidificação, que controla a umidade do ambiente e ajusta a temperatura.